Modelo moderno de pedágio dispensa a instalação de praças com cabines. Em vez de parar para fazer o pagamento, os carros serão identificados pelo sistema.
Por g1 RO
O trecho da BR-364 que foi concedido à iniciativa privada em Rondônia, conhecido como Rota Agro Norte, vai adotar um modelo moderno de pedágio chamado de free flow, que dispensa a instalação de praças com cabines. A informação foi confirmada em entrevista à Rede Amazônica pelo CEO da Concessionária Nova 364, Wagner Martins.
O free flow utiliza pórticos com câmeras que identificam os veículos automaticamente, sem necessidade de parar para pagamento. Em vez de parar para fazer o pagamento, os carros serão identificados pelo sistema, e poderão pagar de diferentes formas.
"Hoje em dia existe um sistema chamado free flow. Eles são pórticos que não têm cabines de pedágio. Com isso, você não estrangula o tráfego", explicou.
Segundo ele, o objetivo é oferecer uma rodovia moderna e estruturada. Motoristas que usam tags como o "Sem Parar", que é um serviço de pagamento automático, passarão normalmente pelos pórticos. Quem não tiver o dispositivo será identificado pela placa, e a cobrança será enviada por e-mail ou WhatsApp.
"Quem não tem o tag, a câmera faz a leitura da placa e a tarifa do pedágio chega para você por WhatsApp ou e-mail. Pode pagar na hora ou até uma semana depois."
O lote concedido, chamado de Rota Agro Norte, compreende 686,7 km da BR-364, entre Vilhena e Porto Velho, atravessando 10 municípios de Rondônia. A rodovia é estratégica para o escoamento da produção agrícola do estado e do sul do Mato Grosso, especialmente em direção aos portos de Porto Velho, onde a BR se conecta com a hidrovia do Rio Madeira.
O consórcio 4UM Opportunity foi o único participante e venceu o leilão com um desconto de 0,05% na tarifa básica do pedágio. O consórcio é formado pela empresa 4UM Investimentos (antiga J. Malucelli) e o banco Opportunity.
A concessionária será responsável por uma série de obras e melhorias na infraestrutura da rodovia, com o objetivo de aumentar a segurança e a fluidez do tráfego. Entre os projetos previstos estão a duplicação de 135 quilômetros, a construção de uma terceira faixa em cerca de 200 quilômetros, além da instalação de passarelas e outras intervenções.
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