Especialistas revelam o perigo das microfissuras em equipamentos médicos
Uma falha na limpeza de instrumentos cirúrgicos pode ter causado cegueira e perda parcial da visão em 12 pacientes que participaram de um mutirão de cirurgia de catarata no Ambulatório de Especialidades Médicas (AME) em Taquaritinga (SP) ano passado. Até o momento, sabe-se que os pacientes apresentaram complicações pós-cirúrgicas. As vigilâncias sanitárias estadual e municipal identificaram inadequações na Sala de Materiais para Esterilização.
A correta higienização dos instrumentos cirúrgicos é um aspecto crítico na jornada de tratamento dos pacientes. Utilizados desde pequenos curativos até procedimentos complexos, esses itens devem passar por um rigoroso processo de limpeza para garantir a remoção completa de resíduos orgânicos e evitar riscos de contaminação.
Um detalhe importante na manipulação desses equipamentos é a gravação documental. Comum entre médicos, clínicas e hospitais, essa prática consiste em marcar os instrumentos com informações essenciais, como número de registro, nome, datas e códigos para rastreabilidade.
“A marcação é fundamental, especialmente no rastreamento dos instrumentos, ajudando a evitar erros médicos, como a retenção indevida de peças no corpo do paciente ou o extravio de materiais. Quando os equipamentos são devidamente gravados, a identificação e o controle tornam-se mais ágeis. Isso é particularmente relevante em hospitais privados, onde o volume de instrumental cirúrgico é maior e a organização dos kits de limpeza se torna essencial”, explica Juliano Moura, gerente da Gravomark, empresa com sede em São Paulo que distribui nacionalmente máquinas a laser e de gravação mecânica.
Além de contribuir para a organização, a gravação agiliza os procedimentos, facilitando a localização dos instrumentos durante as cirurgias. No entanto, todo esse processo exige cuidados. “Se a gravação apresentar sulcos ou cavidades, mesmo que mínimos, há risco de acúmulo de sujeira e resíduos orgânicos, tornando a limpeza ineficaz. Com o tempo, essa sujeira se sedimenta e pode levar à contaminação dos pacientes”, alerta Moura.
"Se a gravação apresentar sulcos ou cavidades, mesmo que mínimos, há risco de acúmulo de sujeira e resíduos orgânicos", alerta o especialista da Gravomark
Atualmente, muitas máquinas de gravação vêm equipadas com tecnologias avançadas para prevenir esses problemas. Uma delas é a da Gravomark, que utiliza um padrão que elimina arestas, garantindo que os instrumentos fiquem livres de ranhuras ou microfissuras. Além disso, resistem a temperaturas de 121ºC, suportando o processo de esterilização em autoclaves, que utilizam vapor de alta pressão.
“A gravação precisa ser definitiva e, ao mesmo tempo, não comprometer o material. Esses produtos garantem marcações leves, mas altamente resistentes aos processos de limpeza e ao tempo. Isso é essencial, pois os instrumentos passam por tratamentos químicos, como a passivação, que pode causar encolhimento ou alteração da coloração das gravações”, destaca Moura.
A tecnologia permite gravações não apenas em aço, material predominante nos instrumentos cirúrgicos, mas também em plástico transparente, metais reflexivos (como cobre, prata e ouro), cerâmica, papelão e madeira.
O processo de gravação pode ser realizado com tecnologias de fibra da Gravomark, como o Laser Verde, projetado para marcações precisas. Com um feixe de laser extremamente fino, essa tecnologia assegura gravações detalhadas sem comprometer a estrutura do material.
Outro diferencial é a marcação a laser frio, que minimiza o estresse térmico sobre os instrumentos, evitando queimaduras ou deformações e garantindo uma gravação limpa, sem espaços para o acúmulo de resíduos. “O Laser Verde possibilita marcações pequenas e de alta resolução, atendendo aos rigorosos padrões da área médica”, complementa Moura.
“Quando falamos de saúde, todo cuidado é pouco. Infecções hospitalares são uma das principais causas de mortalidade no mundo, e nosso papel é oferecer uma tecnologia de excelência que contribua para a segurança dos pacientes e a integridade da vida humana”, finaliza o executivo.
MAIS INFORMAÇÕES
A GravoMark presta serviços para empresas que atendem casas de saúde e também para os fabricantes de metal cirúrgico. Saiba mais: https://www.gravomark.com.br/
0 Comentários