A estratégia da maior empresa brasileira de grãos e fibras para expandir operações no Sul e Sudeste do país
Crédito:
SOUL Propaganda
Com
uma trajetória de quase 50 anos e atuação em áreas de negócios que se complementam,
a AMAGGI, maior empresa brasileira de grãos e fibras, celebra o Dia do
Agricultor em ritmo de expansão. A companhia avança estrategicamente com as
plataformas de originação de grãos e insumos para os estados de Minas Gerais,
Goiás, Paraná e São Paulo, reforçando sua presença nacional e contribuindo
ainda mais para o desenvolvimento do agronegócio.
Fundada
em 1977, a AMAGGI atua em quatro áreas prioritárias: Agro, Commodites,
Logística e Operações e Energia, cobrindo todas as etapas da cadeia produtiva
do setor em que atua. Com sede em Cuiabá (MT), a empresa possui fazendas,
armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais
portuários e centrais hidrelétricas.
Com
operações já bem consolidadas em Mato Grosso e no Norte do país, além de
parcerias por meio de joint ventures em cidades e regiões estratégicas como
Santos, Paranaguá, Tapajós e Matopiba, agora o foco da AMAGGI é intensificar os
negócios em outros estados, em especial no Sul e Sudeste, com a presença de equipes
altamente preparadas para atender os produtores rurais locais.
“Abrimos
essas unidades para levar aos agricultores as melhores soluções para a lavoura,
antes do plantio, durante a produção e após a colheita. Entendemos as necessidades
dos produtores, pois também somos produtores rurais e temos a oferecer o que há
de melhor no mercado”, disse Marcelo Machado, diretor de Originação e Insumos.
A
chegada da empresa em Minas Gerais já tem gerado impactos positivos. A produtora
rural Cristiane Castro, de Uberlândia, destaca. “A minha avaliação é a melhor
possível, porque além de ser um grande nome no mercado mundial, a AMAGGI trouxe
novas oportunidades e frentes de trabalho para o produtor rural da nossa
região”.
No
Paraná, em 2025, a empresa arrematou um terminal portuário em Paranaguá, o que vai
reforçar o escoamento dos grãos originados e produzidos pela companhia.
“A
expansão da atuação da AMAGGI é planejada e conduzida de maneira sustentável,
coordenada e estratégica, com estudos de mercado e mapeamento de oportunidades.
Mantemos o foco na sinergia dos nossos investimentos e na busca constante pela excelência
em gestão, contribuindo para a evolução do agronegócio brasileiro”, afirma
Judiney Carvalho, CEO da AMAGGI.
Crédito: Acervo AMAGGI
A
AMAGGI produz anualmente cerca de 1,3 milhão de toneladas de grãos e fibras,
entre soja, milho e algodão. A companhia mantém uma base de relacionamento
comercial com aproximadamente 6 mil produtores rurais e, em 2024, comercializou
cerca de 19 milhões de toneladas de grãos e fibras em todo o mundo.
Além
da presença física em todas as regiões do Brasil, a AMAGGI também investe em
soluções digitais. A plataforma Amaggi On, que completa dois anos neste Dia do
Agricultor, 28 de julho, é voltada para o e-commerce de grãos, sementes e
insumos como defensivos agrícolas e fertilizantes. Ele conecta o agricultor à
tecnologia, oferecendo mais agilidade e eficiência para o dia a dia do produtor
rural.
Confira
a homenagem da AMAGGI no Dia do Agricultor:
0 Comentários