Piloto da Delta Air Lines se preparava para pousar na Dakota do Norte quando avistou um bombardeiro vindo em sua direção

    • Author,Ana Faguy
    • Role,BBC News

Um piloto da Delta Air Lines foi obrigado a realizar uma "manobra agressiva" para evitar uma possível colisão no ar com uma aeronave militar dos Estados Unidos antes de pousar no estado de Dakota do Norte.

Segundo a Delta Air Lines, o voo número 3788 operado pela companhia SkyWest voava de Minneapolis, Minnesota, para Minot, na Dakota do Norte, na última sexta-feira (18/07).

Em gravações divulgadas nas redes sociais, o piloto, que identificou a aeronave militar como um bombardeiro B-52, afirma que o avião estava "meio que vindo na nossa direção".

"Me desculpem pela manobra agressiva", disse aos passageiros.

Monica Green, passageira que gravou o áudio do piloto, contou à BBC que o avião fez "uma curva muito brusca à direita".

"Ficamos completamente de lado. Eu estava olhando direto para o chão", relatou.

"Nós não tínhamos ideia do que estava acontecendo, não sabíamos se havia alguma coisa errada com o avião ou se as curvas bruscas continuariam."

Segundo Green, assim que o avião estabilizou, os passageiros ficaram em silêncio.

'Me pegou de surpresa'

Pule Whatsapp e continue lendo
BBC Brasil no WhatsApp
No WhatsApp

Agora você pode receber as notícias da BBC News Brasil no seu celular

Clique para se inscrever

Fim do Whatsapp

Por meio de nota, a SkyWest Airlines disse que o avião pousava em segurança "após receber autorização para aproximação", mas "arremeteu quando outra aeronave se tornou visível em sua rota de voo".

Depois que o avião pousou, o piloto saiu da cabine e explicou aos passageiros que a torre havia lhe instruído a virar à direita, mas que, ao olhar para o lado, viu um bombardeiro B-52.

Nesse momento, ele foi instruído a virar à esquerda, mas "viu o avião vindo em rota de colisão". Como o bombardeiro estava muito mais rápido, o piloto contou que decidiu fazer uma curva para trás da aeronave.

"Isso me pegou de surpresa. Isso não é nada normal. Eu não sei por que não nos deram um aviso."

Ele concluiu a mensagem com um pedido de desculpas: "Resumindo, não foi nada divertido, mas eu queria me desculpar por isso, e obrigada por entenderem."

Os passageiros responderam com uma salva de palmas.

A SkyWest Airlines e a Administração Federal de Aviação (FAA) estão investigando o que aconteceu.