Estatal divulga programa que democratiza acesso a soluções tecnológicas, reduzindo desigualdades regionais e fortalecendo vínculo entre cidadãos e governos locais
Se o seu município tem até 30 mil habitantes, ele está apto a participar do programa Prefeitura + Digital, política pública oferecida pelo Serpro, estatal de inteligência em governo digital. Com o foco na “Transformação digital em cada canto do país”, o Serpro, maior empresa pública de tecnologia do Brasil e do mundo, quer democratizar o acesso às ferramentas tecnológicas, incluindo os pequenos municípios.
O programa oferece soluções de serviços digitais, comunicação e segurança gratuitamente, por um período de dois anos. A ideia é promover a modernização dos serviços e da gestão pública em pequenas cidades de todo o país. Para garantir a participação no programa, as prefeituras interessadas devem formalizar a adesão até o dia 30 de junho de 2025.
O Serpro está divulgando o programa durante a XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 19 a 22 de maio na capital federal, além de anunciar outras soluções especialmente voltadas para as prefeituras.
“Nosso objetivo é democratizar o processo de transformação digital. Mas o que é transformação digital? É levar serviços para a população através de meios digitais, como o smartphone, para tirar as pessoas daquelas filas de um sistema burocrático. Mais tecnologia significa mais eficiência para os gestores e mais qualidade de vida para a população”, explica Alexandre Amorim, presidente do Serpro.
O programa
O Prefeitura +Digital foi criado em fevereiro e encerra em junho de 2025. Já conta com 440 municípios inscritos. Após realizar a inscrição, o município tem um prazo de até três meses para ativar as ferramentas que melhor atendam às suas necessidades. As soluções oferecidas pelo programa ficam disponíveis gratuitamente por até 24 meses, gerando economia e impacto real na eficiência municipal.
As soluções oferecidas se dividem em três eixos:
Serviços digitais: os cidadãos do município podem, pelo portal Cidades.gov.br, fazer e acompanhar agendamentos de serviços da prefeitura. Já os servidores públicos têm acesso a ferramentas de apoio à gestão municipal.
Comunicação: colaboração em nuvem que oferece correio eletrônico, com alto nível de segurança dos dados, portais eletrônicos, como streaming de vídeo, incluindo ferramentas de edição e personalização do portal da prefeitura, com comunicação com sites externos de forma nativa. Outra opção de serviço é implementar serviços de conectividade segura e direta, com hospedagem nos datacenters do Serpro.
Segurança da informação: assinatura de documentos de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, com segurança e fé pública de uma autenticação em cartório. O Serpro oferece certificação em nuvem no padrão ICP-Brasil, trazendo, ainda, proteção por criptografia e trilha de auditoria. Também é possível criar e acompanhar todo um fluxo de assinaturas, visualizando a participação de cada um dos assinantes.
Silva Jardim (RJ) já aderiu ao programa
Uma das cidades pioneiras na adoção integral do programa é Silva Jardim, no interior do Rio de Janeiro. Com cerca de 20 mil habitantes, o município já incorporou todas as ferramentas do Prefeitura +Digital e tem colhido resultados significativos. São ferramentas que trouxeram modernização administrativa, com agilidade no atendimento ao cidadão e segurança da informação.
“A adesão foi rápida, descomplicada, e os ganhos são concretos. Estamos experimentando uma verdadeira transformação digital na nossa rotina”, afirma Leandro Viana Antunes, secretário de Fazenda do município.
As soluções utilizadas pela prefeitura fluminense incluem o portal Cidades Gov.br, além de serviços de e-mail, assinador digital, identidade digital e plataforma colaborativa em nuvem.
“Nossa mensagem para os demais municípios é clara: não percam essa oportunidade. Com o apoio do Serpro, conseguimos elevar o padrão de qualidade da gestão pública”, complementa Marcelo Massao, superintendente de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia da cidade.
Agende sua entrevista com o Serpro durante a Marcha
Jornalistas que quiserem conversar com o presidente do Serpro, Alexandre Amorim, sobre o Prefeitura +Digital ou sobre as milhares de soluções desenvolvidas pela estatal, poderão agendar entrevistas e visitas ao estande do Serpro no evento.
AI
0 Comentários