Das 352 organizações que foram selecionadas, 106 são da Região Norte

Porto Velho, RO - A Rede CT - Capacitação e Transformação anuncia os resultados das inscrições para a capacitação gratuita voltada a organizações da sociedade civil que atuam com projetos esportivos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A iniciativa, que visa ampliar o acesso à Lei Federal de Incentivo ao Esporte, reafirma sua missão de descentralizar recursos e fortalecer o impacto social por meio do esporte.

Ao todo, 765 organizações se inscreveram para o ciclo 2025 da capacitação, representando a potência e a diversidade do trabalho social realizado nos territórios abrangidos. Juntas, essas instituições atendem mais de 1,7 milhão de pessoas em 257 municípios, reforçando o papel central do esporte como ferramenta de transformação social. Dessas, 352 foram selecionadas.

Na Região Norte, 106 organizações foram selecionadas para participar da capacitação promovida pela Rede CT, representando 30% do total de contempladas nesta edição. A região registrou 196 inscrições, evidenciando o interesse crescente das organizações locais em acessar a Lei Federal de Incentivo ao Esporte. O Pará se destacou como o estado com o maior número de inscrições (71), seguido pelo Amazonas (33) e pelo Amapá (23), reforçando o protagonismo desses territórios na mobilização pelo esporte como ferramenta de transformação social.

“É muito significativo ver o protagonismo da Região Norte neste ciclo de capacitação. Historicamente, é a região com menor acesso às leis de incentivo, tanto no esporte quanto na cultura. No ano passado, foram 105 inscritos e 88 selecionados na região,números muito inferiores aos deste ano que contabilizaram 196 inscritos e 206 selecionados.

É um indicativo claro de que o esporte tem sido uma ferramenta poderosa de transformação nos territórios nortistas. A Rede CT tem orgulho de apoiar esse movimento, ampliando o acesso à Lei de Incentivo ao Esporte e contribuindo para o fortalecimento do impacto social nas comunidades que mais precisam", explica Gigi Favacho, gerente do Projeto CT.

  • Diversidade e inclusão como marcas do projeto

O perfil das organizações inscritas evidencia a abrangência e a inclusão promovidas pela Rede CT. A maior parte das iniciativas é voltada para crianças e adolescentes (693 organizações), seguida por projetos voltados a jovens (606), mulheres (514) e idosos (337).

A promoção da diversidade também se faz presente: 300 instituições atendem pessoas com deficiência, 260 atuam com a população negra, e 167 trabalham com o público LGBTQIAPN+.

  • Esporte como meio para a cidadania

As práticas esportivas desenvolvidas pelas organizações inscritas refletem a diversidade de modalidades nos territórios. O futebol lidera entre as atividades oferecidas, seguido por futsal, capoeira, multiesportivo, voleibol, jiu-jitsu e atletismo. Judô, karatê e basquete também estão entre as práticas mais recorrentes. Essas ações vão além da iniciação esportiva, promovendo formação cidadã para diferentes faixas etárias e públicos em situação de vulnerabilidade.

Esse impacto só é possível graças à Lei de Incentivo ao Esporte (Lei nº 11.438/06). Por meio dessa legislação, o Projeto CT se viabiliza e transforma vidas, reforçando o esporte como uma poderosa ferramenta de inclusão social e desenvolvimento humano.

A Rede CT atua diretamente na capacitação de iniciativas para que possam acessar os benefícios da Lei, contribuindo para que mais projetos cheguem às comunidades que mais precisam.

  • Investimento social que gera impacto real

O Projeto CT – Capacitação e Transformação é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com o apoio fundamental de empresas comprometidas com o impacto social.

Em 2025, o projeto segue com o Itaú como Patrocinador Master, reforçando uma parceria estratégica que não apenas garante recursos para a iniciativa, mas também possibilita que organizações da sociedade civil (OSCs) participem do edital do banco, ampliando ainda mais o alcance da ação. O projeto também celebra a chegada da B3 – a bolsa de valores brasileira, como nova patrocinadora, integrando esse movimento em prol do esporte como ferramenta de cidadania.

O Itaú, por meio de diferentes frentes, como a Fundação Itaú Social, tem um histórico de investimento em ações que combatem desigualdades e promovem inclusão, especialmente na educação pública e no desenvolvimento de crianças e jovens – um compromisso que se reflete também no apoio ao Projeto CT.

  • Sobre o Projeto CT

O Projeto CT - Capacitação e Transformação é uma iniciativa do Instituto Futebol de Rua e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú e da B3. Seu objetivo é capacitar empreendedores sociais esportivos para o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. A iniciativa auxilia programas que utilizam a prática esportiva como ferramenta de transformação social, atuando nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste — especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, e 144 receberam mentoria individualizada. Em 2025, o projeto busca ampliar ainda mais esse impacto, alcançando um número maior de representantes de organizações da sociedade civil.


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