Especialistas e pesquisas de mercado apontam que começar o dia com uma refeição equilibrada melhora a concentração, o metabolismo e a sensação de bem-estar

O Poder do Café da Manhã: Como uma refeição equilibrada e funcional pode transformar seu dia
Especialistas e pesquisas de mercado apontam que começar o dia com uma refeição equilibrada melhora a concentração, o metabolismo e a sensação de bem-estar

São Paulo, maio de 2025 – Com o avanço das discussões sobre saúde mental, produtividade e qualidade de vida, cresce também o reconhecimento da importância do café da manhã como um momento essencial de autocuidado. E os dados confirmam: iniciar o dia com uma refeição equilibrada pode ser decisivo para o humor, o metabolismo, a energia e a capacidade de concentração.

Segundo estudos da Ipsos e do Ministério da Saúde*, mais de 50% dos brasileiros apontam a saúde mental como o principal desafio relacionado ao bem-estar no país. Dentro desse cenário, hábitos como uma alimentação mais consciente vêm ganhando força entre todas as gerações.

De acordo com o estudo Estilos de Vida 2024 da NIQ Homescan**, 86% dos consumidores brasileiros afirmam já terem adquirido pelo menos um hábito mais saudável em sua rotina, o que demonstra uma mudança significativa na forma como a alimentação é percebida. Além disso, 45% dizem ter reduzido o consumo de produtos industrializados e estão se tornando mais críticos em relação ao que consomem, priorizando alimentos que ofereçam benefícios reais à saúde.

Neste contexto, o café da manhã deixou de ser apenas uma refeição e passou a ser uma expressão de um novo estilo de vida — mais equilibrado, intencional e conectado ao bem-estar. Para esse momento, especialistas recomendam uma combinação de nutrientes, incluindo cereais, sementes e frutas, para garantir energia e nutrição logo nas primeiras horas do dia.

Uma marca que entende essa conexão entre alimentação e qualidade de vida é a Mãe Terra, referência em produtos naturais e orgânicos. Com uma linha diversa de granolas, incluindo versões integrais, funcionais e até sem adição de açúcares, a marca brasileira entrega sabor, crocância e nutrição em cada colherada, refletindo seu compromisso com escolhas mais conscientes e deliciosas. O mercado também acompanha esse movimento: o consumo de granola cresceu 14,2%, acima da média da categoria de cereais matinais (12%), segundo o mesmo estudo da NIQ, sinalizando a preferência por opções que aliam praticidade, saúde e sabor.

“A alimentação equilibrada é uma das formas mais eficazes de influenciar positivamente o humor, a produtividade e a saúde ao longo do dia, podendo contribuir com mudanças de hábitos também em outras frentes da vida. E, uma vez que um dos principais desafios de quem está buscando equilibrar a alimentação é a percepção de que produtos saudáveis são menos indulgentes, a granola se apresenta como mais do que um alimento, ela é um convite ao bem-estar com prazer, já que ela agrega sabor e textura aos pratos, ao mesmo tempo em que os enriquece de nutrientes”, afirma Marina Ballini, líder de Marketing de Culinários da Unilever Alimentos no Brasil.

Top of Mind na categoria e preferida por 63% dos consumidores e nutricionistas brasileiros, segundo pesquisa da Kantar, Mãe Terra conquista pela combinação de ingredientes naturais, integrais e pela textura crocante que transforma o café da manhã em um momento prazeroso e nutritivo.

Ciente da relevância da granola no início do processo de adoção de hábitos mais equilibrados e da importância do café da manhã nos resultados do restante do dia, Mãe Terra desenvolveu a campanha “Comece pela Granola Mãe Terra”, lançada em 2024. Este ano, a campanha ganhou novos capítulos e é estrelada pelo surfista Pedro Scooby, que aponta a conexão da marca com o estilo de vida leve e autêntico. A parceria com o atleta reforça os pilares de bem-estar, natureza e equilíbrio, refletindo o DNA da marca — que é certificada como empresa B Corp e compensa 100% do plástico flexível utilizado —, bem como sua sinergia com o universo do surfe, atualmente fortalecida também pelo patrocínio à WSL (Liga Mundial de Surfe) no Brasil e o apoio a embaixadores como Sophia Medina e Ítalo Ferreira.

*Fonte: IPSOS

**Fonte: Nielseniq

Sobre Mãe Terra

Fundada em 1979, Mãe Terra é uma marca brasileira de alimentos integrais, naturais e orgânicos, que nasceu como um movimento de contracultura e mantem até hoje em sua essência a missão de ser a mudança que deseja ver no mundo, começando pelo prato. Suas práticas responsáveis, que se refletem também em outras marcas da Unilever – grupo do qual faz parte desde 2017 -, concedem à Mãe Terra o selo de empresa B Corp desde 2016. Aliada dos consumidores para uma alimentação mais equilibrada, é reconhecida como Top Of Mind na categoria de granolas (Kantar Insights Brazil 2024) e trabalha o conceito “comece pela granola” para impulsionar os primeiros passos rumo à mudança de comportamento. Em 2023, começou a explorar sua conexão com o estilo de vida natural do surfe por meio do patrocínio à WSL no Brasil e de seus embaixadores (Ítalo Ferreira, Yago Dora e Sophia Medina). Em 2024, celebrou a compensação histórica do dobro do volume de plásticos flexíveis gerados desde a sua fundação, e segue compensando 100% do material. Para saber mais, acesse o site www.maeterra.com.br. e o @maeterra no Instagram.


press manager