Femina possui um Posto de Coleta de Leite Humano, responsável por orientar mães, incentivar a doação e garantir a coleta e o armazenamento adequado 


A doação de leite materno é um ato que vai além da nutrição: ela pode representar a sobrevivência e o desenvolvimento saudável de milhares de bebês prematuros ou com baixo peso internados em UTIs neonatais. O leite humano é rico em anticorpos e nutrientes essenciais para fortalecer o sistema imunológico dos recém-nascidos e reduzir os riscos de infecções e outras complicações de saúde.

Nesta segunda-feira, 19 de maio, data em que se celebra o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, a mobilização visa ampliar a conscientização sobre a importância desse gesto e reforçar a rede de apoio às mães doadoras.

Em Cuiabá, o Hospital e Maternidade Femina se destaca como referência em qualidade de atendimento e cuidado materno-infantil. A unidade conta com um Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH), responsável por orientar mães, incentivar a doação e garantir a coleta e o armazenamento adequado do leite ordenhado. Após essa etapa, o leite é encaminhado ao Banco de Leite Humano do Hospital Júlio Muller, onde passa por rigoroso processo de pasteurização antes de ser distribuído aos bebês que necessitam.

A nutricionista Fabiana Lussani, que atua na Femina, ressalta os benefícios do leite humano doado.

“O leite materno é mais do que nutrição, contém anticorpos, enzimas, hormônios e fatores de crescimento que promovem o desenvolvimento neurológico e imunológico. É um ato seguro, solidário e supervisionado pelos bancos de leite, sendo essencial para fortalecer a rede de apoio materno-infantil e incentivar o aleitamento”, afirma.

Segundo ela, o hospital também desenvolve ações educativas e de acolhimento, mostrando às mães que, mesmo separadas dos filhos por conta da internação, é possível manter o vínculo e contribuir com a recuperação dos pequenos.

“Buscamos não só promover a doação de leite, mas também orientar as nutrizes sobre como manter o aleitamento, doar o leite excedente e se preparar para alimentar seus filhos de forma natural e espontânea. Toda mulher saudável que estiver amamentando pode ser uma doadora”, destaca Fabiana.

O leite materno pode ser armazenado de forma segura na geladeira, por até 12 horas, e no congelador, por até 15 dias. Além da equipe especializada, o PCLH da Femina conta com berçaristas que prestam suporte prático à amamentação e incentivam a ordenha manual, quando necessário.

A seguir, veja as recomendações da equipe do Hospital Femina sobre a coleta, armazenamento e oferta do leite materno.



Dicas de como retirar o leite materno
Para armazenar o leite materno, use frascos de vidro com tampa plástica (como os de café), lavados e fervidos por 15 minutos. Deixe secar em pano limpo e feche sem tocar na parte interna. Prenda os cabelos, use máscara, lave bem mãos, braços e mamas. Ordenhe após a mamada ou quando as mamas estiverem cheias e evite conversar durante o processo.

Para completar o frasco que já contém leite
Utilize um copo de vidro previamente fervido por 15 minutos e escorrido em pano limpo. Coloque o leite recém-coletado sobre o que já está armazenado no congelador. Guarde novamente e repita até faltar dois dedos para completar o frasco.

Como oferecer o leite ordenhado ao bebê
Deixe o leite descongelar em temperatura ambiente ou aqueça em banho-maria com a água morna e o fogo desligado. Ofereça o leite em copinho ou colher. Evite o uso de mamadeiras, chucas ou chupetas, pois esses utensílios podem causar confusão na forma de sucção do bebê. Para mais informações sobre como doar leite ou receber orientação sobre amamentação, as mães podem procurar o Posto de Coleta do Hospital Femina, na Rua Corumbá, bairro Baú, em Cuiabá, das 7h às 17h, ou contatar pelos canais (65) 2128- 9199 e e-mail: lactario@femina.com.br

Sobre o Hospital e Maternidade Femina

Com mais de 45 anos de atuação, o Hospital e Maternidade Femina é referência em Pediatria, Obstetrícia, Ginecologia e Pronto Atendimento, oferecendo plantão 24 horas. A unidade também conta com laboratórios para análises clínicas e UTIs nas modalidades adulta, neonatal e pediátrica, garantindo atendimento de alta qualidade em diversas especialidades da saúde.

Fotos: Divulgação  

ASSESSORIA DE IMPRENSA HOSPITAL FEMINA