Fonte: Roberto Uebel, professor do curso de Relações Internacionais da ESPM, e Paulo Ramirez, cientista político e professor da ESPM
A morte de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, nesta terça-feira (13) reacende debates sobre seu legado e sua importância política na América Latina. Roberto Uebel, professor do curso de Relações Internacionais da ESPM, o ex-presidente uruguaio é o último grande social democrata da América Latina e talvez um dos últimos grandes sociais democratas do sistema internacional. “Talvez o maior legado, dentre tantos, que Mujica deixa é a importância da crença política. De você acreditar em algo, defender, mas respeitar e tolerar aqueles que pensam diferente. Tolerância política”, diz.
Para o professor, este protagonismo de Pepe Mujica consolidou agendas e pautas sociais e econômicas. “O grande legado dele foi essa capacidade de construir pontes, inclusive com aqueles que pensam diferente.”
Paulo Ramirez, cientista político e professor da ESPM, também destaca esse legado de pacificação entre pensamentos diferentes. “Mujica foi uma figura que não ostentou o cargo político, buscou ser crítico ao mesmo tempo ao imperialismo norte-americano, defendendo e unindo as diferentes esquerdas da América Latina. Soube também fazer críticas à esquerda, no caso da eleição do Maduro em 2024, o que mostra que não havia uma visão absoluta e unilateral de defesa da esquerda que não fosse condizente com princípios democráticos”, pontua. Para Ramirez, o ex-guerrilheiro foi o mais importante político da América Latina no final do século passado e início deste século.
Sobre a ESPM
A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em quatro campi - dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Porto Alegre. Possui cinco unidades regionais em Florianópolis, Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba e Salvador. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.
press menager
0 Comentários