Sebrae leva 10 empresários de Mato Grosso que durante três dias estão apresentando iniciativas que aliam tecnologia, biodiversidade e empreendedorismo
A Comitiva mato-grossense liderada pelo diretor Técnico do Sebrae Mato Grosso, André Schelini, participa do Inova Amazônia Summit, evento promovido pelo Sebrae Nacional que teve início na última quarta-feira (21) e segue até essa sexta-feira (23), em Macapá, no Amapá. O encontro reúne empreendedores, investidores e especialistas com o objetivo de fomentar soluções sustentáveis e inovadoras voltadas para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Representando o estado, 10 empresários de Mato Grosso apresentam iniciativas que aliam tecnologia, biodiversidade e empreendedorismo. Na manhã desta quinta-feira (22), lideranças dos Sebraes da Amazônia Legal e Nacional, representantes de entidades, o governador do Amapá, Clésio Luís (Solidariedade), e o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, estiveram reunidos para traçar caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Durante o encontro, foi elaborada a proposta de uma Carta da Amazônia para o Mundo, destacando o papel do Amapá como Hub da Biodiversidade. O diretor Técnico do Sebrae/MT, André Schelini, participou ativamente das discussões e soluções para o desenvolvimento sustentável.
“Mato Grosso tem muito a contribuir com a Amazônia a partir de experiências já consolidadas em inovação, agroindústria e uso sustentável dos recursos naturais. A construção é um marco estratégico, e coloca a biodiversidade como ativo central de desenvolvimento”, disse.
Schelini também conduziu o painel “Conexão Tech & Floresta: tecnologias emergentes e bioprospecção para a Amazônia”, realizado na tarde desta quinta-feira. O debate contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais, como José Carlos Tavares (Amazon Cure - AP), Douglas Santos (INPI - Patentes Verdes - PR), Victor Moutinho (Embrapii Bioforest - PA) e Karina Aidar Muller (AL Invest Verde – União Europeia).
O painel abordou como as tecnologias emergentes podem contribuir para um modelo sustentável de exploração da biodiversidade. “A participação da delegação mato-grossense no Inova Amazônia Summit reforça o compromisso do Sebrae/MT em promover o empreendedorismo sustentável”, ressalta o diretor.
Oportunidades de negócios
Durante o evento também foi promovida uma rodada de negócios organizado pelo Sebrae Nacional, e o Sebrae Mato Grosso participou levando os empresários e integrando nas discussões e debates, além de gerar negociações. Além disso, os empresários fizeram visitas técnicas em empresas de sucesso.
O gerente de Inovação do Sebrae Mato Grosso, Lucas Moreira, destaca que a Amazônia é um celeiro de oportunidades que precisa ser explorado com responsabilidade e inteligência. Neste contexto, a inovação tem um papel transformador.
“Nosso objetivo é mostrar o potencial das empresas que participam dos programas do Inova Biomas, promovendo visibilidade para negócios com foco na sustentabilidade e inovação. Vale destacar que muitas dessas empresas também participam de outros programas do Sebrae, como o de internacionalização, e já estão se preparando para atuar no mercado exterior. São empreendimentos que com certeza, se tornarão cases de sucesso em Mato Grosso”, contou.
AI
0 Comentários