Escola referência nacional em capacitação de corretores de imóveis lança manual gratuito com dicas práticas sobre o uso da inteligência artificial em estratégias de vendas, criação de vídeos, automação de respostas e marketing digital.


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Maio, 2025 – Em um mercado imobiliário cada vez mais competitivo e digitalizado, a inteligência artificial (IA) tem se tornado uma ferramenta essencial para otimizar processos e aumentar a conversão em vendas. Segundo dados da National Association of Realtors, 82% dos compradores preferem assistir vídeo sobre o imóvel antes de agendar uma visita e a IA surge como uma aliada estratégica para corretores que buscam se destacar, agilizando o processo de criação de conteúdos audiovisuais, desde o desenvolvimento de roteiros personalizados até a edição final, dependendo da ferramenta utilizada. Com isso, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP), referência nacional na formação de corretores de imóveis, acaba de lançar um manual inédito que capacita os profissionais do mercado imobiliário a utilizarem a inteligência artificial no dia a dia, otimizar processos, ampliar resultados e fortalecer sua atuação no mercado. O manual é gratuito e aberto a todos os profissionais do setor.

O guia oferece uma abordagem prática e direta para que corretores de imóveis integrem ferramentas de inteligência artificial em suas rotinas e impulsionem suas vendas. O conteúdo aborda desde a criação automatizada de roteiros para vídeos de imóveis até dicas para otimizar a produção audiovisual, o que agiliza o processo de gravação e edição com o apoio de ferramentas inteligentes. O material está disponível no Instagram do IBREP.   

"A IA traz inúmeros benefícios para o mercado imobiliário e deve ser vista como uma aliada e não como substituta do corretor. Ela otimiza processos burocráticos e ajuda na criação de conteúdo, mas o fator humano ainda é essencial. No momento de fechar um negócio, muitas vezes a maior compra da vida de uma pessoa, o cliente quer confiar em um profissional, um ser humano", afirma Diogo Martins, CEO do IBREP. 

Além disso, o manual apresenta sugestões de prompts, comando que se dá a um software, para a criação de conteúdos para redes sociais, descrições de imóveis e campanhas de e-mail marketing. O material também orienta sobre estratégias de marketing digital baseadas em IA para atrair novos clientes e gerar leads qualificados. Outro destaque é a utilização desta tecnologia para planejar roteiros de visitas mais eficientes, considerando fatores como trânsito e horários ideais, além da criação de anúncios otimizados que aumentem a visibilidade dos imóveis. 

Segundo Martins, o objetivo de ambas escolas é preparar corretores para dominar as ferramentas tecnológicas e também para desenvolver habilidades interpessoais e de negociação. "A IA dá ao profissional mais tempo para se dedicar ao que realmente importa: o relacionamento com o cliente e o atendimento personalizado", reforça.

Sobre o IBREP

Fundado em 2006, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) é referência nacional na formação de corretores de imóveis. Com mais de 40 polos espalhados pelo Brasil, o instituto já capacitou milhares de profissionais para atuar no mercado imobiliário, sempre priorizando a qualificação e o desenvolvimento contínuo.

https://ibrep.com.br/

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