Estudo aponta que mudar o idioma do smartphone para uma segunda língua pode aumentar o vocabulário e a motivação dos alunos. Especialistas da KNN Idiomas, uma das maiores redes do país, reforçam como isso pode contribuir com o aprendizado de um segundo idioma e ampliar as habilidades linguísticas.
Maio, 2025 - Um estudo publicado pela revista científica Pesquisa em Ensino de Línguas mostrou que alterar a linguagem do sistema do smartphone foi eficaz em aumentar os ganhos de conhecimento de vocabulário por parte dos alunos e na melhoria da sua motivação em aprender um novo idioma. Especialistas da KNN, uma das maiores redes de escolas de idiomas do Brasil, reforçam que essa prática diária pode contribuir também para aprimorar a compreensão auditiva, de leitura e de fala.
As ferramentas disponíveis hoje nos smartphones, como os assistentes virtuais, oferecem recursos que permitem aos usuários interagir em voz alta usando outro idioma. “Ao utilizar esse recurso de assistente, o aluno pode pedir comandos para o celular em inglês, o que pode contribuir para desenvolver técnicas de listening (escuta), reading (leitura) e speaking (fala). Esse reforço aliado a uma metodologia de ensino voltada para nativos brasileiros, como a da KNN, que foca na conversação desde a primeira aula, prepara o aluno para ter confiança ao se expressar e garante um aprendizado eficiente”, explica Edilene Bogo, diretora pedagógica da KNN Idiomas.
Confira alguns dos benefícios dessa abordagem, conforme especialistas da KNN:
- Imersão diária e prática constante:
Ao utilizar o celular em inglês, o usuário é constantemente exposto ao idioma, o que favorece a prática diária e a assimilação natural de expressões e vocabulário. - Aprimoramento da compreensão auditiva e leitura:
A exposição frequente ao idioma, seja por meio de áudios, vídeos ou textos, melhora a capacidade de entender o inglês falado e escrito, além de auxiliar na pronúncia e na fluência. - Ampliação do vocabulário:
A interação com aplicativos, notificações e configurações em inglês proporciona o aprendizado de novas palavras e expressões, o que enriquece o vocabulário de forma contextualizada.
“Essa prática pode ser eficaz para integrar o aprendizado do inglês à rotina diária, tornando o processo mais natural. Ao transformar o celular em uma ferramenta de imersão, o estudante potencializa seu progresso, complementando o que é ensinado no curso de idiomas”, finaliza Edilene.
Sobre a KNN Idiomas
Fundada em 2012, a KNN Idiomas já atendeu mais de um milhão de alunos no Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. É uma das 50 maiores franquias do Brasil, segundo ranking da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e é referência no ensino de inglês no país, além de ofertar outros quatro idiomas: espanhol, francês, alemão e italiano. É conhecida por seu método próprio de ensino, desenvolvido especialmente para quem fala português.
Mais informações: www.knnidiomas.com.br
0 Comentários