Adesão de três novos municípios ao programa reforça projeto de longo prazo para transformar a rede pública em modelo nacional

A gestão da educação pública de Mato Grosso avançou mais um passo rumo à transformação e à consolidação como referência nacional na manhã desta quinta-feira (22.05), com a adesão dos municípios de Tangará da Serra, Sapezal e Rondonópolis ao programa desenvolvido pelo Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução (GEMTE). A iniciativa busca implementar soluções sustentáveis de longo prazo para melhorar a qualidade da educação pública no estado.

A cerimônia de adesão foi realizada no Hotel Delmond, em Cuiabá, e reuniu gestores municipais e estaduais, mantenedores e equipe técnica do GEMTE e representantes da Fundação Dom Cabral. Com a entrada dos novos municípios, o programa amplia sua atuação, que já contempla Barra do Bugres, Chapada dos Guimarães, Campo Verde, Canarana e Diamantino.

“O programa chega mais maduro a esses municípios. A experiência acumulada nas cidades onde já atuamos fortaleceu nossa base técnica, e a parceria com a Fundação Dom Cabral nos permite avançar com mais segurança”, afirmou o diretor-executivo do GEMTE, Guilherme Alves.

Segundo ele, o papel do GEMTE é levantar questionamentos para juntos, encontrar respostas e construir soluções que afetem positivamente os estudantes e professores. "Agradecemos a confiança dos secretários, prefeitos e do secretário Alan Porto”, destacou Alves.  

O diretor-presidente dos mantenedores do GEMTE, Guilherme Scheffer, ressaltou a importância do avanço gradual do programa, com foco na qualidade. “Estamos muito felizes com a adesão de mais municípios. Seguimos passo a passo, avaliando o que funciona e buscando as melhores soluções para as redes municipais de ensino. Nosso objetivo é oferecer uma educação melhor para os alunos e, consequentemente, para a sociedade”.

Para o diretor mantenedor Luiz Piccinin, o programa também tem foco em qualificação. “Nosso objetivo é tornar a educação de Mato Grosso referência nacional. Hoje, há escassez de pessoas qualificadas no mercado, e acreditamos que a base para mudar isso está na educação”, frisou.

Já Álvaro Carvalho, também diretor mantenedor, lembrou a origem do GEMTE. “O programa nasceu da nossa inquietação diante dos baixos índices da educação no estado. Com o apoio do secretário Alan Porto, conseguimos tirar o projeto do papel e ampliá-lo. Ele tem uma visão moderna e nos permite participar ativamente. Os resultados já aparecem, e queremos continuar compartilhando conhecimento com os municípios".

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforçou os avanços obtidos com o apoio do GEMTE. “Desenvolvemos 30 políticas e 130 projetos com foco em infraestrutura, tecnologia e pedagogia. Saímos da 22ª para a 8ª posição no ranking nacional de educação. Nossa meta agora é estar entre as cinco melhores educações do país. A ampliação do GEMTE nos municípios é essencial nesse processo”, comentou.

Adesão Celebrada

A secretária de Educação de Sapezal, Nelci Rauber, destacou a importância do suporte técnico e estratégico oferecido pelo GEMTE. “Buscamos esse apoio para fortalecer nossa gestão e construir um planejamento estratégico sólido, com foco no médio e longo prazo para a educação municipal. Considerando as evidências já disponíveis e a experiência do GEMTE, estamos realmente muito confiantes de que alcançaremos excelentes resultados”, afirmou. A rede municipal de ensino de Sapezal atende cerca de 5.300 alunos.

O vice-prefeito de Tangará da Serra, Eduardo Sanches, também celebrou a inclusão no programa. “Estamos muito felizes por sermos contemplados. Com a parceria do GEMTE e da Fundação Dom Cabral, queremos compreender nosso cenário educacional, propor melhorias e acompanhar resultados concretos. O GEMTE é um organismo vivo, comprometido com a construção de uma educação de futuro, e é isso que buscamos”.

O secretário de Educação de Rondonópolis, Carlos Alberto Pereira Júnior, destacou que o programa GEMTE será fundamental para elevar o padrão educacional do município.

“Venho da iniciativa privada e confesso que tive um grande choque ao ingressar no serviço público, especialmente ao me deparar com as condições em que se encontrava a educação do município. No entanto, em apenas três meses, conseguimos avançar significativamente e, com o apoio do GEMTE, pretendemos evoluir ainda mais”, concluiu Júnior.

Experiência Compartilhada

A secretária municipal de Educação de Campo Verde, Simoni Pereira Borges, compartilhou a experiência positiva da cidade com o GEMTE e incentivou os novos municípios.

“Aprendemos a sistematizar nossa prática e hoje temos uma gestão mais organizada. Isso faz toda a diferença na administração pública. Estamos à disposição para auxiliar os municípios que agora ingressam no programa. Acreditamos em uma visão macro da educação, em que todos cresçam juntos e obtenham melhores resultados”, acrescentou.

Também participaram do evento os professores da Fundação Dom Cabral, Renata Vilhena e Caio Marini, além do gerente de Projetos do GEMTE, Pedro Henrique Neves.

Sobre o GEMTE

Composto por 24 mantenedores, o GEMTE é uma organização voltada ao desenvolvimento sustentável da educação em Mato Grosso. Atua no apoio técnico e financeiro a programas estratégicos com o objetivo de transformar a rede pública estadual em referência nacional nos próximos 20 anos. A parceria com a Fundação Dom Cabral reforça seu compromisso com a inovação e a excelência na gestão educacional.

Fotos: Divulgação 

ASSESSORIA DE IMPRENSA GEMTE