A 90ª ExpoZebu, principal exposição de raças zebuínas do mundo, terminou no último domingo, 4 de maio, em Uberaba/MG, evidenciando o avanço genético do zebu brasileiro. A raça Brahman, única a contar com dois tipos de julgamento na exposição, chamou a atenção dos jurados pela evolução, principalmente em funcionalidade. “A raça deu um salto grande na parte funcional, com animais precoces, de biotipo mais equilibrado e de bons aprumos, mas sem perder a caracterização racial. Esse avanço é de suma importância para a pecuária comercial, pois garante uma genética dentro do padrão que o mercado de carne vem exigindo”, assegura o jurado Carlos Alberto de Souza Celestino.

Ele foi responsável tanto pela escolha dos campeões da modalidade Brahman a Campo quanto do Julgamento de Pista. “Apesar de serem modalidades com preparação diferente, os animais de ambas mostraram uma morfologia bem próxima, biotipo frigorífico similar, dentro do padrão racial. É o que realmente desejamos dentro de uma raça, que pista e campo sigam na mesma direção. Essa evolução tem refletido inclusive no mercado internacional, pois o Brahman brasileiro é muito valorizado lá fora”, acrescenta Celestino, que tem vasta experiência no julgamento de Brahman, dentro e fora do Brasil.

Nesta edição histórica da ExpoZebu, a Fazenda Terra Verde, de Marília/SP, alcançou o importante feito de ter animais campeões em ambas as disputadas, levando para casa os Grandes Campeonatos de Macho e Fêmea na modalidade Pista e o Grande Campeonato de Machos na modalidade Campo, além de outras premiações. A propriedade pertence ao criador Clodoaldo Sergio Bendilatti.

Na pista, o Grande Campeão foi MR Terra Verde 1886 e a Grande Campeã foi MS Terra Verde 1824. A Reservada Grande Campeã também pertence ao criatório: MS Terra Verde 1779. A fazenda ainda levou o prêmio de Grande Campeão Brahman a Campo com o touro MR Terra Verde 2125 e o de Reservada Grande Campeã Brahman a Campo com a fêmea MS Terra Verde 1764 FIV. Ele ainda foi o Melhor Expositor e Melhor Criador de Brahman de Pista e Melhor Expositor e Melhor Criador do Brahman a Campo.

Outra fazenda que conseguiu premiações importantes na ExpoZebu foi a Agropecuária W2R, de Pardinho/SP, do expositor Wilson Roberto Rodrigues. Ela venceu no Brahman a Campo, com a Grande Campeã Miss W2R POI 1526 e Reservado Grande Campeão MR W2R Royal 1644, e na categoria Modelo Frigorífico sendo conquistada pelo Campeão MR W2R Espião 1651.

A Fazenda Portobello, de Mangaratiba/RJ, que pertence ao Resort Portobello Ltda., conquistou o título de Reservado Grande Campeão Pista com o touro MR 3770 Portobello.

Durante a ExpoZebu, a raça Brahman teve o Leilão Brahman Portobello e Terra Verde, ocorrido no dia 2 de maio, que atingiu R$ 730 mil em comercialização de animais.

De acordo com o presidente da ACBB, Gustavo Rodrigues, a 90ª ExpoZebu foi uma vitrine importante para a raça, com diversas comitivas estrangeiras visitando o estande da entidade no interior do parque. “Nos próximos meses, a raça estará presente em vários eventos, dentre eles a 5ª Prova de Performance e Desempenho da Raça Brahman/BoicomBula, que começa agora em maio, em Botucatu/SP, e a Feicorte 2025, onde os visitantes poderão participar da degustação de carne Brahman”, finaliza Rodrigues. 


--

Larissa Vieira