Um dos PLs propõe capacitação gratuita a mulheres e o 2º prevê o atendimento de mães e familiares de crianças com deficiência
Em maio, quando se comemora o Dia das Mães, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) apresentou duas propostas no Parlamento Estadual com foco nas mães atípicas — mulheres responsáveis pelo cuidado de filhos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento ou doenças crônicas.
O primeiro, o Projeto de Lei 5/2025, propõe a criação do Programa Estadual de Estímulo ao Empreendedorismo de Mães Atípicas. O objetivo é oferecer apoio estruturado para essas mães por meio de capacitação gratuita em gestão, empreendedorismo e finanças, além de acesso a linhas de crédito com condições especiais, incentivos fiscais e criação de redes de cooperação. A proposta também inclui parcerias com instituições privadas e públicas para ampliar o alcance das ações.Segundo Botelho, o projeto busca responder a uma demanda crescente em Mato Grosso. “Muitas mães enfrentam dificuldades para conciliar trabalho e cuidados com os filhos. Este programa quer ser um suporte concreto para essas famílias”.
Para a moradora do Coxipó Sandra Almeida, 59 anos, e mãe de dois adolescentes autistas, a iniciativa representa um avanço importante. “É uma proposta que considera a realidade de muitas mães que assumem sozinhas várias responsabilidades”, declarou.
Com esses dois projetos, Botelho busca ampliar a atuação do poder público em áreas de apoio social direto, com foco na inclusão e autonomia das famílias chefiadas por mães atípicas. (Com assessoria)
Entre na comunidade de WhatsApp do Rdnews e receba notícias em tempo real. (CLIQUE AQUI)
0 Comentários