Uma das famílias atendidas foi a mesma que foi até o barco com carro de boi

A foto mostra os moradores da localidade de Demarcação na fila para entrar no barco

Ainda de madrugada o Barco da Justiça saiu de Calama em direção à Demarcação, distrito localizado às margens do Rio Machado, afluente do Madeira. Ancorou por volta das 7 horas na localidade, já repleta de ribeirinhos à espera do início dos trabalhos. 

Entre eles uma família especial, a de Vanessa, que há seis anos, foi personagem marcante da Justiça Itinerante. Foi surpreendida pela equipe de reportagem quando levava os seis filhos para o atendimento no barco em um carro de boi. Mesmo veículo que usava para levá-los à escola.

Vanessa tem agora oito filhos, Eliézio, de 18, Eliel de 17, Diogo, 15, Jheniffer, 12, Eleni, 11, Lino 3 e Diel, 1 ano e 4 meses. As dificuldades não diminuíram, ainda enfrentam problemas de acesso à escola. Agora tem uma moto para transportar as crianças, mas na época da chuva muitas vezes não conseguem passar na estrada alagada. “Eles faltam muitas vezes, ou quando vão, fico preocupada se vão conseguir voltar”, conta. Mesmo assim, Vanessa aposta na educação para mudar a vida dos filhos. “É meu sonho ver todos formados”.

Montagem de fotos que mostra Vanesa e seus filhos em vários momentos de atendimento na operação Justiça Rápida

No barco da Justiça, todos tiveram algum tipo de atendimento, retificação de documento, título de eleitor, assistência da defensoria por conta de um processo envolvendo sítio da família, acompanhamento psicossocial e orientação para conseguir benefícios. O marido adoeceu e o filho mais novo tem lábio leporino.

Apesar de toda a dificuldade e isolamento, a família se mostra resiliente e otimista. “Quando o barco da Justiça vem, sempre aproveitamos para resolver muitas coisas. É muito custo ir para Porto Velho”, destacou a agricultora.

 

Atendimento psicossocial

A equipe psicossocial do Tribunal de Justiça de Rondônia integra a operação e atua em vários momentos, seja no atendimento individualizado, seja em trabalhos preventivos feitos, principalmente nas escolas.

Em Demarcação as demandas incluíram intervenções em conflitos de família, situação de negligência ocasionado por uso de bebidas e outras substâncias ilícitas, assistência sobre programas governamentais e institucionais

A foto mostra a assistente social fazendo atendimento embaixo de uma árvore

“Eu me sinto realizada na minha profissão ao poder atender essa população. Ao mesmo tempo, me faz refletir como os ribeirinhos conseguem sobreviver tão ausentes de políticas básicas, condições mínimas, e quando podemos trazer essas informações sobre os direitos, coisas que para nós parecem tão corriqueiras, é muito gratificante”, comentou a assistente social Ivonete Carvalho.

Na escola do distrito a equipe fez dinâmica para prevenção de bullying e difusão dos programas que o TJRO desenvolve na área da infância e juventude. Também fez uma roda de conversa com professores(as) e pais, preocupados(as) com o avanço da oferta de drogas na comunidade. A juíza Rejane Fraccaro e a defensora pública Nicole Rigo também foram à escola para acompanhar de perto o trabalho e verificar a situação relatada pelo grupo.

A foto mostra as crianças da escola em uma dinâminca com as assistentes sociais

 

Alguns destaques

Outro destaque na segunda foi o atendimento da Seas - Secretaria de Ação Social, dentro do programa Mamãe Cheguei, que presta assistência às grávidas com cadastro, orientações e entrega de enxoval.

Enquanto em Calama foi entregue apenas 1 kit, em Demarcação foram seis grávidas agraciadas. Elas e alguns maridos, participaram de dinâmicas de cuidados com os bebês a partir de uma boneca, a mascote do programa.

A foto mostra as grávidas recebendo o enxoval do projeto social da Seas

Quanto aos atendimentos da Sesau – Secretaria de Saúde, voltados para teste rápido, aferição de pressão, glicemia, vacinação, entre outros, o montante também foi o dobro de Calama, somado os dois dias de atendimento.

Com relação às documentações, como RG e título de eleitor, a procura seguiu intensa durante todo o dia.

Ao todo 539 atendimentos dos parceiros só em Demarcação. Até agora, somando os dois distritos 1241.

Já os atendimentos judiciais foram 82 até agora.

A foto mostra o barco da justiça ancorado às margens da localidade de Demarcação com o sol se pondo

 

Assessoria de Comunicação Institucional