Conectado por
Governo de Rondônia

Festas & Eventos

1ª Caminhada Vida em Movimento reúne 300 idosos em Cuiabá

Publicado por

em


Continua após a publicidade

O projeto é uma iniciativa do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e foi realizado no último sábado (16), no Parque das Águas, em Cuiabá.

O frio de 14 graus não foi suficiente para desanimar os cerca de 300 idosos que participaram da 1ª Caminhada Vida em Movimento, realizada no último sábado (16), no Parque das Águas, em Cuiabá. O projeto é uma iniciativa do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) e foi realizado com apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e da Prefeitura de Cuiabá.

Os idosos presentes no evento são frequentadores dos quatro Centros de Convivência da Capital: Padre Firmo (bairro Dom Aquino), Maria Ignês França Auad (CPA III), João Guerreiro (Altos do Coxipó) e Aidee Pereira do Nascimento (Novo Horizonte).

Antes de dar início à caminhada, uma equipe de profissionais da saúde mediu a pressão e a taxa de glicose dos idosos. Em seguida, eles receberam uma massagem relaxante e participaram de uma série de alongamentos em grupo.

“Agradeço à Prefeitura de Cuiabá e aos profissionais da saúde que estão aqui hoje supervisionando os idosos para que possam fazer a caminhada e praticar exercícios físicos sem riscos. A prática de atividades e o contato com a natureza nesse lugar lindo com certeza gera um benefício muito grande à saúde dessas pessoas. Essa foi a primeira edição do projeto e esperamos realizar outras em breve”, declarou Maluf, que é médico por formação.

Sebastião Félix da Cruz, de 72 anos, era um dos mais animados do grupo. Enquanto esperava para medir sua pressão, tentava espantar o frio dançando com suas colegas e estava ansioso para dar início à caminhada.

“Eu participo das atividades físicas no Centro de Convivência Padre Firmo e sempre que posso também caminho sozinho. Isso é esporte e lazer e não podemos ficar sem. Precisamos fazer exercícios, senão a vida acaba”, afirmou.

Rita Rodrigues de Moura, de 72 anos, estava preparada para as atividades. Acompanhada do neto João Emanuel, de 7 anos, ela fez os exames e se aqueceu para a caminhada dançando.

“É muito gostoso caminhar, mesmo com esse frio. Gostei muito desse projeto. É importante fazer exercício para manter a saúde, ainda mais na nossa idade”, disse.

Com 79 anos de idade, Teresa Melo também estava animada e completou a caminhada sem dificuldades. “Gostei muito de tudo. Todos estavam dispostos e fomos muito bem atendidos pela equipe. Fiz os exames e está tudo bem com a minha saúde, graças a Deus. Espero que tenha outras atividades como essa”, declarou.

Paulo Arantes, de 70 anos, comemorou a oportunidade de confraternizar com os colegas dos outros Centros de Convivência. “São poucos os encontros que reúnem todos os CCI’s. Acho isso muito interessante. Quanto mais pessoas tiverem, mais a gente se anima a participar. Gostei muito do dia de hoje”, avaliou.