Conectado por

Religião

Você é Jeoseba ou Atalia?


Compartilhe:

Publicado por

em

Você é Jeoseba ou Atalia?Querendo ou não, você é um agente influenciador na vida de outra pessoa. Esse é um princípio básico da convivência social, estamos o tempo todo sendo influenciados e influenciado.

P U B L I C I D A D E

Influência nada mais é que a ação de um agente físico (você) sobre alguém ou alguma coisa, suscitando-lhe modificações. Essa influência pode ser positiva, levando-o à modificações boas, ou negativa, levando-o à decisões ruins para ele ou outrem.

É por isso que o apóstolo Paulo adverte Timóteo:

Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. – 1 Timóteo 4:12

Em Mateus 12.36, Jesus é bem claro dizendo aos discípulos que no dia final daremos conta de toda palavra inútil que sair dos nossos lábios.

Devemos estar atentos ao que sai de nossos lábios, se são palavras que edificam e com propósito ou apenas palavras inúteis que destroem autoestimas e sonhos. O que jorra da sua fonte? Benção ou Maldição. Seus comportamentos condizem com o que você fala ou você é do tipo “faça o que eu falo, mas não faça o que eu digo”?

Paulo fala também em 2Co 3.2 :

“Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.”

O que as pessoas estão ‘lendo’ em você? Quando alguém visita seu perfil nas redes sociais, ele é mal ou bem influenciado?

Pensando nisso estudaremos a vida das duas mulheres do nosso texto base em 2 Cr 22.10-12:

“Vendo, pois, Atalia, mãe de Acazias, que seu filho era morto, levantou-se e destruiu toda a descendência real da casa de Judá.
Porém Jeoseba, filha do rei, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs com a sua ama na câmara dos leitos; assim Jeoseba, filha do rei Jeorão, mulher do sacerdote Joiada (porque era irmã de Acazias), o escondeu de Atalia, de modo que ela não o matou. E esteve com eles seis anos escondido na casa de Deus; e Atalia reinou sobre a terra.”

Atalia era uma mulher perversa, odiosa, ao ponto de a Bíblia dizer que a cidade ficou tranquila depois que ela morreu (2Re 11.20). Quando começamos a estudar a vida dela, muita coisa começa a fazer sentido. Ela era filha de Acabe e Jezabel, o casal mais perverso da Bíblia!

E sucedeu que (como se fora pouco andar nos pecados de Jeroboão, filho de Nebate) ainda tomou por mulher a Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios; e foi e serviu a Baal, e o adorou. E levantou um altar a Baal, na casa de Baal que edificara em Samaria. Também Acabe fez um ídolo; de modo que Acabe fez muito mais para irritar ao Senhor Deus de Israel, do que todos os reis de Israel que foram antes dele. 1 Reis 16:31-33

Atalia recebe influência desse homem, o rei mais terrível em toda a história de Israel.

Já neste texto podemos ver que Acabe também foi influenciado por um homem mau, Jeroboão, e embora tenha visto o poder de Deus quando desceu fogo do céu, não quis abandonar sua vida de pecados. Por que?

Porque ele sofria também a influência de uma outra pessoa: sua esposa Jezabel.

“Não houve ninguém como Acabe, que se vendeu para fazer o que era mau aos olhos do Senhor, porque Jezabel, sua mulher, o instigava.” 1Reis 21.25

E foi neste ambiente hostil que Atalia cresceu. Viu a mãe e o pai perseguindo o profeta Elias, mandando matar Nabote, etc…

A personalidade de uma criança é o resultado da sua genética, do ambiente que ela está inserida e da sua subjetividade (como ela reage e interpreta tudo a sua volta). Muitas pessoas crescem com um pensamento de determinismo: “Meu avô era assim, meu pai também e eu vou morrer assim” e ficam anos a fio presas a uma personalidade doente, fazendo mal a si mesmas e aos outros. Sua genética você não pode mudar, seu passado você não pode mudar, mas você pode decidir como será daqui para a frente.

Jezabel morre, Acabe morre e agora quem fica reinando é seu filho Acazias, e como diz em 1 Reis 22.53:

“Fez o que era mau aos olhos do Senhor, porque andou nos caminhos de seu pai, como também nos caminhos de sua mãe.”

E Atalia? Atalia se casa com Jeorão. Jeorão é filho de Josafá, um rei de Judá que fez o que era reto aos olhos do Senhor. Porém, em vez de seguir os passos do pai, 2 Reis 8.18 nos diz que ele:

“Andou no caminho dos reis de Israel, como também fizeram os da casa de Acabe, porque tinha por mulher a filha de Acabe. Fez o que era mau aos olhos do Senhor.”

Morre Jeorão e agora Acazias (filho de Jeorão e Atalia) reina, porém:

“Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe, pois sua mãe era sua conselheira, para obrar impiamente.” – 2Cr 22.3

Chegamos agora no nosso texto base, onde Acazias morre e Atalia resolve então usurpar o trono, e, para isto, manda matar toda a descendência real de Judá, que por acaso, eram seus próprios netos!

Atalia, influenciada pelo próprio inimigo de Deus, tentou exterminar a descendência de Davi, e assim, exterminar a linhagem de Jesus!

Porém, no meio dessa atrocidade toda, Jeoseba foi instrumento de Deus para se cumprir a promessa de uma dinastia eterna e salvaguardar a linhagem do Messias! Jeoseba significa “O Senhor é o seu juramento”, ou seja, o Senhor fale e cumpre! Deus jurou pela sua Santidade que nunca faltaria varão descendente de Davi (Salmos 89.34-37) e agora, através dessa mulher, ele cumpre sua Palavra!

Talvez você esteja se questionando o que essa história tem a ver com você. Eu respondo. Satanás não conseguiu destruir a linhagem de Davi, então, como desde o começo, ele tenta destruir a nossa!

Todo dia nossos filhos, cônjuges e pessoas que amamos estão sob influência direta do inimigo para destruir sonhos, autoestima e laços afetivos. Deus não quer que sejamos omissos e negligentes. É uma responsabilidade nossa. Não podemos ficar de braços cruzados enquanto quem amamos é roubado de nós.

Faça como Jeoseba, esconde os que você ama na Casa de Deus!

Iaskara Corrêa

23 anos, casada com o Pr. Luan Tavares, psicóloga, batista pentecostal da Convenção Batista Conservadora. Uma serva que vive intensamente seu chamado!

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br