Conectado por

Variedades

10 ideias para organizar sapatos e deixar tudo arrumado em casa


Compartilhe:

Publicado por

em

É bem comum quando se planeja um quarto, as pessoas esquecerem de pensar em locais dedicados para guardar os calçados. O que pode ser considerado um erro, pois são itens com formatos que não podem ser redimensionados ou reduzidos, e guardá-los em qualquer local pode representar um problema de armazenamento.

P U B L I C I D A D E

Pensar em uma sapateira – solta ou planejada – e adequada para seus tipos e quantidade de calçados é essencial para otimizar a organização do espaço. Confira dez ideias para organizar sapatos e deixe tudo bem arrumado em casa.

1. Sob a cama ou sofá

Para calçar alguns sapatos, é preciso se sentar. Pensando nisso, o arquiteto Marco Antonio Medeiros (@marcoamedeiros) aproveitou o espaço abaixo do sofá de canto para criar um espaço de armazenamento. Ali, as peças ficam escondidas atrás das portas basculantes.

Olha só que solução esperta! Para dar uma força ao armazenamento de calçados, a base do sofá tem um fundo falso, acessado por portinhas basculantes. Projeto do arquiteto Marco Antonio Medeiros (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
Para otimizar o espaço de armazenamento, a base do sofá tem um fundo falso, acessado por pequenas portas basculantes. Projeto do arquiteto Marco Antonio Medeiros (Foto: Marcelo Magnani / Casa e Jardim)

2. Prateleiras corrediças

Anexo à suíte principal, o closet repleto de divisórias e todo branco se destaca ainda mais no espaço com piso de madeira cumaru. Projeto das arquitetas Flavia Gerab Tayar (@flaviagerabtayar) e Carina Neves.

Em prateleiras com corrediças, os sapatos ficam sempre ao alcance e são fáceis de organizar (Foto: Lufe Gomes / Editora Globo)

3. Na parede

Projetado por Helena Pedreira de Freitas, do escritório M/PA Arquitetos (@mpa_arquitetos), este closet abriga a coleção de sapatos da moradora. Ali, as sandálias altas ficam presas pelo salto, em uma haste que percorre a parede. Mais próximo ao chão, os calçados baixos ocupam prateleiras em ‘L’.

Sapateira. Com prateleiras de MDF revestidas de Formica, guarda a coleção de saltos de Guisele. Abaixo dela ficam os sapatos sem salto (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)
Com prateleiras de MDF revestidas de Formica, é organizada a coleção de saltos da moradora. Abaixo dela, ficam os sapatos sem salto (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

4. Prateleiras anguladas

O hall de entrada do apartamento de Rita Torres, assinado por Gustavo Calazans (@gucalazans), tem cara de casa de campo. O ladrilho do piso recebe os visitantes, que são convidados a retirar os calçados e vestir pantufas organizadas em prateleiras anguladas.

O hall de entrada deste apartamento passa a sensação de fazenda aos convidados. O ladrilho hidráulico com motivo de flor de lótus dá um ar nostálgico ao ambiente. Repare na graça da sapateira (Foto: Edu Castello/Casa e Jardim)
Além de resgatar um pouco os tempos de infância, o hall de entrada conta com um móvel para dispor chinelos e pantufas à pedido da moradora (Foto: Edu Castello / Casa e Jardim)

5. Caixas transparentes

No projeto de Karina Nehemy Fontana, ao lado da penteadeira, que tem pintura de laca, caixas coloridas com visores são usadas para dispor os sapatos.

A penteadeira antiga ganhou pintura em laca, ideia da arquiteta Karina Nehemi Fontana. A peça fica ao lado de caixas coloridas para sapatos. Embaixo da banqueta, usada para experimentar os pares, é o canto preferido do golden retriever Nicola (Foto: Marcelo Magnani/Casa e Jardim)
A penteadeira antiga ganhou pintura de laca, ideia da arquiteta Karina Nehemi Fontana. A peça fica ao lado de caixas coloridas para sapatos. Embaixo da banqueta, usada para experimentar os pares, é o canto preferido do golden retriever Nicola (Foto: Marcelo Magnani / Casa e Jardim)

6. Nichos

Este apartamento de 35 m² aproveita cada centímetro com projeto do escritório Studio VRM (@studiovrm). No hall de entrada, teve espaço para para a bicicleta e também uma sapateira.

Sapateira | De ascendência oriental, a moradora pediu às arquitetas um móvel para guardar sapatos na entrada do apartamento, como é o costume no Japão. Espelhos dão a sensação de amplitude. Pufe de tricô da Collector 55 (Foto: Edu Castello/Editora Globo)
De ascendência oriental, a moradora pediu às arquitetas um móvel para guardar sapatos na entrada do apartamento, como é o costume no Japão. Espelhos dão a sensação de amplitude. Pufe de tricô da Collector 55 (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

7. No corredor

Na casa de Paola Beer, a sapateira ocupa uma estante do corredor que vai até a entrada do dormitório. Com 11 prateleiras de 60 cm de largura, os compartimentos chegam a alcançar 2 m de altura. Caso a moradora queira esconder os sapatos, basta puxar uma cortina.

Integrada à suíte, esta sapateira possui 11 prateleiras com 60 cm de largura, dispostas em intervalos de 20 cm de altura. Por enquanto, elas atingem aproximadamente 2 m de altura, mas o pé-direito de 3,50 m permite a inclusão de novas pranchas (Foto: Marcelo Magnani)
Integrada à suíte, esta sapateira possui 11 prateleiras com 60 cm de largura, dispostas em intervalos de 20 cm de altura. Por enquanto, elas atingem aproximadamente 2 m de altura, mas o pé-direito de 3,50 m permite a inclusão de novas pranchas (Foto: Marcelo Magnani / Divulgação)

8. Banco-baú

Neste projeto do Iná Arquitetura (@ina_arquitetura), a marcenaria atua como um elemento de composição funcional e contínuo, integrando os ambientes. “Logo na entrada, a pessoa senta no banco e pode guardar os sapatos abaixo dele. Depois, ele tem a função de camuflar as portas do lavabo e da área de serviço. Por fim, conecta a sala à cozinha”, explica o arquiteto Júlio Beraldo, à frente do escritório.

A marcenaria camufla as portas do lavabo e da área de serviço, e tem um banco de apoio para colocar os sapatos (Foto: Maura Mello / Divulgação)
A marcenaria camufla as portas do lavabo e da área de serviço, e tem um banco de apoio para colocar os sapatos (Foto: Maura Mello / Divulgação)

9. Gavetas basculantes

Embaixo da janela deste closet deu para instalar a sapateira revestida de laminado. Com 18 cm de profundidade, é suficiente para pôr os sapatos em pé nas gavetas basculantes de 65 x 42 cm cada uma.

Gavetões e gavetas basculantes são ótimas opções para guardar calçados (Foto: Edu Castello / Divulgac?a?o)
Gavetões e gavetas basculantes são ótimas opções para guardar calçados (Foto: Edu Castello / Divulgac?a?o)

10. Móveis soltos

Em vez de estar na sala de jantar, a cristaleira foi para o banheiro na casa da corretora de imóveis vintage Graziella Labate. A peça de 1,60 x 0,80 x 0,40 m, encontrada pela mãe da moradora, a artesã Lilca Labate, abriga sapatos. Com três prateleiras de alturas irregulares, o móvel permite a organização dos pares.

Em vez de estar na sala de jantar, a cristaleira foi para o banheiro. A peça abriga sapatos. Com prateleiras de alturas irregulares, o móvel permite a organização dos pares. Melhor: as portas com vidro facilitam a escolha dos modelos, como uma vitrine (Foto: Marcelo Magnani)
As portas com vidro facilitam a escolha dos modelos, como uma vitrine. A ambientação do banheiro com meia parede pintada de fúcsia e a outra metade de azulejo é inspirada em um hotel-butique de Buenos Aires (Foto: Marcelo Magnani / Divulgação)

Revisatacasaejardim.globo.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br