Conectado por

Agronegócios

Ucrânia e Rússia assinam acordo para exportação de grãos pelo Mar Negro


Compartilhe:

Publicado por

em

A Ucrânia e a Rússia assinaram acordos sobre a exportação de grãos e produtos agrícolas pelo Mar Negro, na cidade turca de Istambul, nesta sexta-feira (22).

Este é o primeiro grande acordo assinado por Kiev e Moscou desde o início da guerra no Leste Europeu em 24 de fevereiro. As negociações começaram em abril sob a liderança do secretário-geral da ONU, António Guterres.

Segundo o conselheiro presidencial ucraniano, Mikhailo Podoliak, o país assinaria o acordo somente com intermédio da ONU e da Turquia e que evitaria negociações diretas com a Rússia.

As quatro delegações reuniram-se no Palácio Dolmabahçe, às margens do Estreito de Bósforo, na Turquia. Além de Guterres, estavam presentes o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, os ministros da Defesa turco e russo e o ministro da ucraniano da infraestrutura.

Sob os termos do acordo, serão criados “corredores seguros” que permitirão o movimento de navios mercantes no Mar Negro que “ambas as partes concordaram em não atacar”, disse um funcionário da ONU que pediu anonimato à AFP.

Rússia e Ucrânia respondem por 30% do comércio mundial de trigo e o confronto entre os dois países prejudicou a exportação da produção agrícola para países compradores.

Fonte: R7

Publicidade
Governo de Rondônia
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento