Conectado por

Medicina

Tipo sanguíneo interfere no risco de ter trombose


Compartilhe:

Publicado por

em

O tipo sanguíneo de pacientes com câncer pode desempenhar um papel no risco de coágulos sanguíneos perigosos, é o que sugere estudo realizado por pesquisadores da Universidade Médica de Viena, na Áutria.

P U B L I C I D A D E

O câncer e seus tratamentos aumentam o risco de tromboembolismo venoso (TEV). Isso inclui trombose venosa profunda (TVP, um coágulo sanguíneo que normalmente se forma nas veias profundas da perna) e embolia pulmonar (EP, uma condição com risco de vida que ocorre quando um coágulo sanguíneo se liberta e viaja para as artérias dos pulmões). O TEV é a principal causa de mortes hospitalares evitáveis ??no mundo.

Fatores como tumor ou tipo de câncer agora são usados ??para identificar pacientes com câncer com alto risco de TEV, mas muitos não são identificados. Este estudo concluiu que pacientes com câncer com tipos sanguíneos não-O, como os tipos A, B e AB, apresentam risco aumentado para TEV.

Os pesquisadores relataram que pacientes com câncer com tipos sanguíneos não-O eram mais propensos a desenvolver TEV três meses após o diagnóstico ou recorrência do câncer. Eles também descobriram que pacientes com tipos sanguíneos não-O e tumores fora da categoria de doença de alto risco eram mais propensos a desenvolver coágulos.

Fonte: Blood Advances. DOI: 10.1182/bloodadvances.2021006283.

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br