Conectado por

Cuiabá-MT

Senac-MT inicia qualificação de garçons e camareiras, em Cuiabá


Compartilhe:

Publicado por

em

As duas turmas totalizam quase 50 vagas gratuitas para trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas da capital e de cidades vizinhas
O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT), deu início aos cursos de Aperfeiçoamento para Garçons e Garçonetes e para Camareiras em Meios de Hospedagem, no Centro de Educação Profissional (CEP), em Cuiabá.

As duas turmas totalizam quase 50 vagas que foram oferecidas gratuitamente pelo Senac-MT aos trabalhadores de bares, restaurantes, hotéis e pousadas da capital e de cidades vizinhas, como Várzea Grande e Chapada dos Guimarães.
De acordo com o diretor regional do Senac-MT, Carlos Rissato, os cursos foram estruturados a partir de uma demanda identificada pela instituição junto ao empresariado dos setores de turismo e hospitalidade, durante o Fórum Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal 2022), realizado pela Fecomércio-MT, em junho deste ano.
“Esses setores foram um dos mais atingidos durante a pandemia e estão encontrando aos poucos sua rota de crescimento. Só em 2021, por exemplo, o setor de turismo foi responsável pela abertura de 16,7 mil novas empresas em Mato Grosso, gerando abertura de novos postos de trabalho e grande necessidade de profissionais qualificados”, destaca Rissato.
A formação, com cargas horárias totais de 40 horas-aula para os garçons e garçonetes e 16 horas-aula para camareiras, está sendo conduzida pela instrutora do Senac-MT, Érika Corrêa da Costa, pós-graduada em Gestão Hoteleira.
Ela explica que a maioria dos alunos já atua há certo tempo na área, mas sem uma formação específica. “O conteúdo programático abordará, entre outros tópicos, o desenvolvimento das competências e habilidades técnicas dos profissionais, como atendimento, cuidados e higiene, manipulação de alimentos, harmonização de bebidas, além da comunicação, a relação interpessoal e o trabalho em equipe”, elenca a instrutora.
Há 20 anos exercendo a função de garçom em Cuiabá, Eduardo Magalhães, 40 anos, espera aprimorar os conhecimentos que já possui e “ficar atualizado na área para o mercado de trabalho”.

Para a auxiliar de cozinha e atendente Michely de Souza, de 27 anos, que atua em Chapada dos Guimarães, o interesse pelo curso a ajudará, já que não tem muita experiência na área e a dificuldade de interagir com os clientes.

Assessoria
Publicidade
Governo de Rondônia
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento