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Samu recebe mais de 30 mil trotes em dez meses de 2018


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Quantidade representa 23% do total das ligações que o órgão recebeu entre janeiro e outubro deste ano.

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebeu 33.316 mil trotes entre janeiro e outubro de 2018. O número representa 23% do total de ligações recebidas no período, um órgão público que trabalha em rede que pode salvar vidas.  

Os números são de levantamento divulgado pela administração do Samu. Os trotes mobilizam ambulâncias, ocasionando consequentemente a demora no atendimento para as solicitações que realmente necessitam dos serviços especializados. 

A grande maioria dessas ligações, foi realizada nos horários de entrada e saída das escolas e durante os intervalos das aulas. 

De acordo com a superintendente do Samu, Bruna Karoline de Almeida Santiago, essas ligações, além de ocupar as linhas telefônicas, muitas vezes geram deslocamento desnecessário de recursos. 

Durante as aulas as crianças aprenderão de forma dinâmica como ocorre todo atendimento inicial do Samu, desde as funções de cada servidor que se encontra na Central de Regulação de urgências (CRU), localizada na capital. 

2017 

Quase a metade das ligações recebidas pela linha de urgência do serviço são trotes. A quantidade absurda somou 59.152 ligações (46,3%) das 127.704 registradas em 2017. São casos de crianças, jovens e adultos que gastam tempo para passar informações sobre falsos acidentes de trânsito, doméstico e sobre pessoas inexistentes com necessidade de atendimento médico de emergência. Os números são de levantamento realizado pela Central Samu 192. 

Cada saída de equipe para atender uma falsa ocorrência repassada por trote significa uma a menos ou tempo desnecessário de espera para atender as ocorrências reais. 

Hoje, a Central Samu de Cuiabá e Várzea Grande tem uma equipe de motolância, (adaptação de ambulância em moto), cinco unidades básicas sem médico (três em Cuiabá e duas e Várzea Grande) e duas unidades médias, cada uma para cidade. Esse grupo atendeu 25.968 chamados de emergência em 2017. E outros 21.969 receberam orientação médica via telefone. 

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