Conectado por

Acre

Rio Branco tem melhor desempenho entre as 22 cidades do Acre em metas sustentáveis da ONU, aponta estudo


Compartilhe:

Publicado por

em

A capital acreana, Rio Branco, apresentou o melhor desempenho entre as outras 21 cidades de Acre nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pela Organização das Nações Unidas (ONU).

P U B L I C I D A D E

Os dados fazem parte de um mapa inédito do Instituto Cidades Sustentáveis, que foi lançado na última sexta-feira (8), que avaliou os 5.570 municípios brasileiros. No panorama geral, Rio Branco ficou com pontuação de 48,85 e ficou um pouco abaixo do meio da lista de todos os municípios, em 2.033.

Entre os itens avaliados pela ferramenta, estão pontos que envolvem as cidades na erradicação da fome e da pobreza, fome zero e agricultura sustentável, água potável e saneamento, saúde e educação de qualidade, igualdade de gênero e indústria, inovação e infraestrutura, entre outros.

Cada um dos itens avaliados recebe uma pontuação e as cidades estão classificadas pela pontuação final. Esta média mede o progresso total das cidades para a realização de todos os 17 ODS. Uma pontuação 100 indica a realização ótima dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A lista de ações tem como meta melhorar a qualidade de vida no planeta até 2030. Enquanto Rio Branco aparece com a melhor pontuação do estado, a cidade de Feijó teve o pior desempenho, ficando em 5.528, com pontuação 33,84.

Entre os piores desempenhos da capital estão igualdade de gênero, parcerias e meios de implantação e consumo e produção responsáveis. Entre os maiores desempenhos estão indústria, inovação e infraestrutura, seguido de energia limpa e erradicação da pobreza.

Veja ranking do Acre

 

 

Para calcular as pontuações, o estudo classifica o desempenho dos municípios em cada objetivo estipulado pela ONU por cores e com base nestas definições é feita a classificação.

A nível nacional, São Caetano do Sul, em São Paulo, ocupou o primeiro lugar no ranking, com pontuação 65,2, enquanto o município com o pior desempenho foi Santana Araguaia, no Pará, com pontuação 30,10.

Para calcular as pontuações, o estudo classifica o desempenho dos municípios em cada objetivo estipulado pela ONU por cores e com base nestas definições é feita a classificação. — Foto: Reprodução

Para calcular as pontuações, o estudo classifica o desempenho dos municípios em cada objetivo estipulado pela ONU por cores e com base nestas definições é feita a classificação. — Foto: Reprodução

G1

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br