Conectado por

Featured

Aripuanã: Nova “Serra Pelada” atrai garimpeiros no norte de Mato Grosso


Compartilhe: Entre no nosso grupo do Whatsapp

Publicado por

em

Uma nova área de garimpo ilegal vem atraindo pessoas de várias regiões há cerca de um mês e já foi apelidada de “Nova Serra Pelada”, o maior e mais famoso garimpo que o país já teve. O novo garimpo fica no município de Aripuanã (1050 quilômetros, ao extremo norte de Cuiabá) e está localizada a cerca de 10 quilômetros da cidade.

Por meio da assessoria de imprensa, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) informou que já havia comunicado do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e que uma operação de fiscalização estava sendo preparada para avaliar os danos ambientais. Ação também contará com o apoio de equipes das Forças de Segurança do Estado.

Aripuanã: Segurança reforça policiamento em nova ‘Serra Pelada’ e MPE cobra fiscalização; fotos e vídeos

A área é de difícil acesso e em caso de chuva, os frequentadores ficam isolados, segundo um rapaz que esteve no local. Em 2015, Pontes e Lacerda (670 quilômetros, também teve uma área particular ocupada por garimpeiros em busca de ouro no local.

A existência sobre a nova “Serra Pelada” vem sendo compartilhadas nas redes sociais e atraindo pessoas em buscam de ouro. Em um vídeo divulgado no YouTube é possível ver uma movimentação intensa de garimpeiros na região e máquinas fazendo a escavação. “Igual formiga. Vamos pegar ouro pessoal, ataca”, disse um dos internautas. “Carrega a pedra também, porque a pedra é que tem ouro pra moer”, acrescenta.

Assista vídeo:


Em outras imagens, os invasores mostram ouro que estaria sendo encontrado no local. Este não é o primeiro garimpo ilegal do município. Em julho de 2017, ao menos 21 pessoas que atuavam na exploração de minérios em uma área de garimpo clandestino foram presas.

Os presos foram flagrados explorando a área, localizada a 18 km da cidade, onde aproximadamente 10 alqueires de floresta amazônica foram devastados, sem qualquer avaliação de impacto ambiental. Os garimpeiros reviraram o solo e subsolo a procura de metais preciosos.

PONTES E LACERDA – Há três anos, centenas de garimpeiros exploraram a Serra da Borda, em Pontes e Lacerda (440 quilômetros de Cuiabá). Naquela ocasião, o local gerou muito dinheiro para aqueles que chegaram primeiro, antes da operação de retirada por parte do Governo do Estado. Da área, foram retiradas grandes pepitas de ouro, com 99% de pureza.

Vale lembrar que uma área de garimpo seja considerada legal, é necessário que o DNPM regularize a atividade e libere a licença para exploração do ouro para garimpeiros se organizariam em cooperativas. A reportagem do Diário não conseguiu manter contato com o DNPM para falar sobre o assunto.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × três =

Publicidade
Casas De Apostas Online

ALE-RO

ÓTICA DINIZ



Desenvolvimento