Publicada em 13/01/2018 às 13:27

Unidades prisionais do Amazonas passam a ser monitoradas 24h, diz governo

Presídios de Manaus e Itacoatiara contam com mais de 400 câmeras de segurança. Monitoramento é feito pelo CICC.

Monitoramento é feito em tempo real pelo CICC e unidades prisionais (Foto: Valdo Leão/Secom)Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, coronel da Polícia Militar, Cleitman Coelho, a estrutura de monitoramento foi montada com equipamentos em diversas áreas, internas e externas das unidades.

Monitoramento é feito em tempo real pelo CICC e unidades prisionais (Foto: Valdo Leão/Secom)

"Os equipamentos estão presentes em locais que auxiliam nos trabalhos dos monitoradores e da segurança dos presídios. As imagens são gravadas em tempo real e acompanhadas pelos operadores presentes em cada unidade prisional e na central do CICC", informou.

Entre os locais monitorados estão os lados externos e internos próximos às muralhas de cada unidade, corredores e pavilhões, áreas de procedimento de revistas de materiais, alimentos, visitantes e funcionários, corredores administrativos e áreas comuns, seguindo a característica e necessidade de cada unidade prisional.

Em dezembro, com a "Operação Cerberus", os presídios passaram a contar com policiamento terrestre, fluvial e monitoramento aéreo, com sobrevoos diários de helicópteros. As imagens dos sobrevoos também estão sendo compartilhadas com a central do CICC.

Os postos de monitoramento funcionam 24 horas nas unidades prisionais e na central do CICC, com registros das ocorrências de procedimentos executados. Em caso de situações que fujam da rotina nos presídios, os monitores das unidades prisionais usam o botão de emergência e fazem o contato com a central no CICC para acionar equipes de contingência da Seap e o reforço das Forças do Sistema de Segurança Pública.

Tecnologia

O Sistema Prisional utiliza dois tipos de câmeras para o acompanhamento da rotina e movimentação nas unidades prisionais. A câmera HDCVI com infravermelho e Full HD possui alta definição e alcance de 20m, 60m e 100m com filmagem diurna e noturna.

As câmeras speed possuem um alcance maior, chegando a 1.200 metros e também possuem a tecnologia com infravermelho e filmagem diurna e noturna. As speed contam também com sensores de movimento interno e zoom óptico digital com garantia de imagem nítida e tecnologia para trafegar com áudio e vídeo em tempo real.

Autor:  G1 AM
Fonte:  G1 AM

Comente com o Facebook