Publicada em 12/09/2017 às 10:55

Uma gordura que faz bem para o cérebro

Alimentos que esbanjam a versão monoinsaturada turbinariam o foco e até a capacidade de resolver problemas.

gordura-monoinsaturada-favorece-o-cerebro

Vira e mexe é divulgada uma nova pesquisa estreitando a relação entre alimentação e o funcionamento do cérebro. Mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, resolveu se concentrar especificamente em um nutriente: as gorduras monoinsaturadas.

Para quem não sabe do que estamos falando, trata-se de um subtipo de gordura aclamado por favorecer o equilíbrio dos níveis de colesterol e a saúde do coração. A substância pode ser encontrada no abacate, no azeite de oliva e nas oleaginosas.

Voltando ao estudo, os experts recrutaram 99 adultos e, por meio de um teste sanguíneo, verificaram as taxas da tal gordura monoinsaturada em cada um deles. Em paralelo, essa turma passou por avaliações de inteligência e por exames de imagem de última geração que medem a eficiência do cérebro.

Resultado: os voluntários que apresentaram uma quantidade maior do nutriente no organismo também exibiram mais conexões entre os neurônios presentes na rede de atenção dorsal do cérebro. E essa é uma área importantíssima para a concentração e a capacidade de driblar os desafios do cotidiano.

Só não vale usar o achado como justificativa para seguir uma dieta descompensada, ok? Os próprios autores do trabalho ressaltam que, embora esse tipo de análise historicamente foque em uma ou outra substância, é comprovado que um cardápio equilibrado como um todo interfere na massa cinzenta. O maior valor dessa experiência, na realidade, é indicar uma associação da gordura monoinsaturada com melhoras em uma parte específica do cérebro.

Veja ainda:

ublicada em 12/09/2017 as 09:15

Principais dúvidas sobre o surto de febre amarela

Ela se apresenta em duas formas: urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; e silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe.

Publicada em 11/09/2017 as 17:53

Entenda a relação entre o câncer de colo de útero e o HPV

O câncer de colo de útero é um dos mais importantes e frequentes que encontramos. No mundo, estimaram-se 530.000 casos novos e 275.000 mortes, só em 2008.

Publicada em 11/09/2017 as 16:45

Anestesia geral: conheça os riscos, vantagens, efeitos colaterais e secundários

A anestesia geral é uma técnica para provocar inconsciência completa, abolição da dor (analgesia/anestesia), paralisia muscular, abolição dos reflexos e relaxamento do paciente.

Publicada em 11/09/2017 as 16:05

Centro de Pesquisa em Medicina Tropical recruta crianças para terceira fase de testes da vacina contra a dengue em Porto Velho

Tem buscado sensibilizar pais de crianças, de 2 a 6 anos de idade, a etapa considerada mais difícil para os pesquisadores porque requer a autorização tanto do pai quanto da mãe.

Autor: saude.abril.com.br
Fonte: saude.abril.com.br

Comente com o Facebook