Publicada em 13/04/2018 às 15:58

UFAM e SEDUC lançam I Feira Amazonense de Matemática, em Manaus

Além da capital, estudantes de dez municípios do interior do Estado poderão participar da feira.

Foi lançada, na manhã desta sexta-feira (13), a I Feira Amazonense de Matemática, que tem o objetivo de despertar nos alunos maior interesse na aprendizagem da disciplina, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas e contribuir para a inovação de metodologias.

Coordenada pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed/Manaus), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a solenidade de abertura foi realizada no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais da Ufam, localizado no bairro Coroado I, Zona Leste de Manaus.

A solenidade de abertura da feira contou com a presença da diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta da SEDUC, Regina Marieta Teixeira, que na ocasião representou o titular da pasta, Lourenço Braga; a coordenadora geral da Feira Amazonense de Matemática e vice-coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da Ufam, Yachiko Nascimento; além de demais representantes das instituições parceiras.

A coordenadora geral da 1ª Feira Amazonense de Matemática, Yachiko Nascimento, informou que a proposta da feira é despertar o interesse dos alunos pelo estudo da disciplina.

“A gente quer, com esse evento, incentivar o estudo e a prática da Matemática, que tem um lado que não agrada muito ou não é entendida por muitos dos nossos estudantes, então é uma forma de incentivo, criar-se o hábito de se gostar e se fazer Matemática, por isso que a gente uniu todas as forças necessárias para a gente mudar essa característica marcante”, afirmou a coordenadora.

 

 

Segundo a professora e diretora do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta da SEDUC, Regina Marieta Teixeira, a participação dos alunos da feira é fundamental para que os alunos possam pensar a educação da disciplina de uma forma geral.

“Um evento como esse leva o aluno a pensar a educação matemática, não apenas o ensino, mas a educação, pensar o espaço da escola enquanto espaço de pesquisa, enquanto ele aprende, desenvolve a Matemática no âmbito das ciências, por outro lado, provoca uma postura renovada do professor. O professor precisa acompanhar essa evolução da aprendizagem do aluno e as metodologias dinâmicas de aprendizagem precisam ser incrementadas a partir dessas evoluções dessas pesquisas”, pontuou.

O gerente de ensino fundamental anos finais da SEDUC, Eriberto Façanha, explicou que a feira soma-se a várias ações que a Secretaria realiza em prol da melhoria da qualidade do ensino de Matemática nas escolas da rede pública estadual.

“Tivemos um crescimento muito grande da Matemática em relação aos últimos cinco anos na Secretaria de Educação. Estamos trabalhando com a questão da alfabetização matemática, com metodologias que possam trazer uma melhoria na Matemática para que nós possamos fazer uma atividade diferente com os professores e alunos”, explicou Façanha, acrescentando que a SEDUC promoverá duas grandes ações voltadas ao desenvolvimento da disciplina: o encontro de professores de Matemática e a 3ª Olimpíada de Matemática.

Categorias

Em sua primeira edição, a feira contará com a participação de estudantes e professores do ensino fundamental, ensino médio, ensino superior técnico, ensino superior e educação inclusiva de Manaus e dos municípios de Itacoatiara, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Manacapuru, Iranduba, Caapiranga, Anamã, Silves, Itapiranga e Novo Airão.

A feira acontecerá em duas etapas: a primeira etapa consistirá na realização das seletivas em cada município do interior, em cada coordenadoria distrital da SEDUC e em cada divisão distrital da Semed/Manaus.

As inscrições terão início neste mês de abril e podem ser feitas no site: www.feiradematematica.ufam.edu.br. Os trabalhos selecionados participarão da etapa final, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de outubro de 2018.

Autor: Assessoria
Fonte: O Nortão

Comente com o Facebook