Publicada em 17/05/2018 às 16:28

Seminário “Paremos a Homofobia” marca Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia

O evento, que é gratuito e aberto a toda a população, tem o objetivo de debater a defesa dos direitos da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT) e preparar estratégias para o enfrentamento do preconceito.

dia de combate a homofobiaPara marcar o Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, o Seminário "Paremos a homofobia" será realizado nesta quinta-feira (17.05), das 8h às 17h30, no auditório do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá. O evento, que é gratuito e aberto a toda a população, tem o objetivo de debater a defesa dos direitos da população Lésbica, Gay, Bissexual, Travesti e Transexual (LGBT) e preparar estratégias para o enfrentamento do preconceito.

 

Serão debatidos assuntos como Homofobia, Lesbofobia, Transfobia e bifobia, cine debate, além de contar com um show trans, de Michelly Rodrigues de Oliveira da Associação de Travestis e Transexuais de Mato Grosso (ASTRAMT). As inscrições serão realizadas no local do evento.

 

A conselheira do Conselho Regional de Serviço Social 20ª Região (Cress/MT) e uma das organizadoras do evento, Annelyse Cândido, lembra que o Brasil é o primeiro do ranking no quesito de execução de população LGBT no mundo. “Uma triste e cruel realidade da violência homofóbica no Brasil, que precisar ser mudada. Isso só acontecerá por meio da educação, acolhimento e debate constante”, enfatiza.

 

O seminário é uma realização do Conselho Regional de Serviço Social de Mato Grosso (CRESS-MT), da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES), do Conselho Regional de Psicologia 18ª Região MT (CRP 18-MT), do Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia (GECCH) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso (ADUFMAT) e do Movimento Estudantil de Ocupação ICHS/IGHD.

 

A data

O Dia Internacional de Luta contra a Homofobia foi escolhido em alusão à exclusão da homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS). O fato ocorreu em 17 de maio de 1990, e foi oficialmente declarado em 1992. No Brasil, a data foi oficialmente instituída somente em 04 de junho de 2010.

Autor:  Assessoria
Fonte: O Nortão

Comente com o Facebook