Publicada em 16/04/2018 às 18:53

Problemas Renais, Sintomas, Causas e Tratamento

Os problemas renais atingem milhares de pessoas a cada ano, alguns demoram a demonstrar os seus sintomas o que pode agravar muito alguns casos.

calculos renais

Problemas Renais, Sintomas, Causas e Tratamento. Imagem:divulgação

Os problemas renais atingem milhares de pessoas a cada ano, alguns demoram a demonstrar os seus sintomas o que pode agravar muito alguns casos. Outros surgem em determinada época, é tratado e vai embora sem causar mais problemas para o paciente. Mas você sabe todas as causas dos problemas renais? Os sintomas? Hoje vamos falar de dois: Cálculo Renal e Insuficiência Renal Crônica.

Cálculo Renal – O que é e Como Age?

Talvez você não conheça esse problema por esse nome, mas sim por Pedra nos Rins, Litíase ou Nefrolitíase. O cálculo renal surge de uma massa sólida formada por pequenos cristais que podem ser encontradas nos rins e em qualquer outro órgão do trato urinário.

Existem quatro tipos de pedras nos rins e é importante saber a diferença de cada um para poder identificá-lo. Os tipos mais comuns são os Cálculos de Cálcio, eles atacam mais os homens do que as mulheres e tendem a surgir entre os 20 e 30 anos, além de voltarem depois do tratamento. Dietas ricas em vitamina D e distúrbios metabólicos são fatores que aumentam as chances da formação dos cálculos de oxalato e cálcio.

Os Cálculos de Cistina são mais comuns em pessoas com cistinúria – uma doença hereditária. Já os Cálculos de Estruvita atacam principalmente mulheres com infecção do trato urinário.

Se crescerem muito, as pedras podem acabar bloqueando o rim, o ureter e a bexiga. Cálculos de Ácido Úrico atacam pessoas que perderam muito líquidos e não pode ser recuperado com uma hidratação. Atacam mais homens e podem aparecer no meio de dietas ricas em proteínas ou na quimioterapia.

Cálculo Renal – Conheça as Causas e os Sintomas

Há alguns fatores que contribuem para a formação das pedras nos rins. A hereditariedade é um deles, se alguém de sua família, principalmente os pais, desenvolveu a doença é provável que o mesmo aconteça com você. A idade também é um fator, pessoas com mais de 40 anos são mais propensas a desenvolver a doença. Segundo o urologista de Porto Alegre, João Pedro Telles, o excesso de sal e o pouco consumo de agua pode sim ajudar a sobrecarregar os rins, principalmente se você vive em lugares quentes. Além disso, dietas ricas em proteínas, sódio e sal são perigosas.

sintomas

Problemas Renais, Sintomas, Causas e Tratamento. Imagem:divulgação

Os sintomas são: dores intensas que se espalham pela região abdominal; dores com variância de intensidade; dor ao urinar; urina com sangue ou amarronzada; urina com cor diferente e com um cheiro ruim; náusea e vômito; vontade de ir muitas vezes ao banheiro.

Cálculo Renal – Como Tratar?

Em casos de pedras pequenas não é necessário nenhum procedimento mais sério, apenas tomar algumas medidas para ajudar na recuperação, como beber muita água e alguns analgésicos para a dor.

Em casos graves, de pedras grandes, alguns dos procedimentos mais indicados são: cirurgia de glândulas paratireoides, ureteroscopia e traqueostomia percutânea.

Insuficiência Renal Crônica – O que é e Quais as Causas

A insuficiência renal crônica também pode ser chamada de doença renal crônica e consiste na perda do funcionamento dos rins. A principal causa dela é quando outra doença prejudica a função renal, causando danos aos rins que se agravam ao longo do tempo.

Além das doenças, há também algumas condições que podem prejudicar os rins, veja:

– Diabetes do tipo 1 e 2

– Hipertensão

– Doença do Rim Policístico

– Doenças autoimunes

– Lesão ou trauma aos rins

– Nefrite interstical

– Problemas nas artérias dos rins

– Uso excessivo de analgésicos e outros medicamentos

rins

Problemas Renais, Sintomas, Causas e Tratamento. Imagem:divulgação

Insuficiência Renal Crônica – Conheça os Sintomas

A recomendação é que você fique atento a sua saúde e faça exames regularmente. A doença renal crônica pode demorar longos meses para demonstrar algum problema nos rins, ela é lenta e age silenciosamente. Quando a pessoa percebe, geralmente já é tarde demais. Os sintomas mais comuns são mal estar e fadiga, coceira e pele seca, dor de cabeça, perda de peso, perda de apetite e náuseas.

Quando a doença já está em um estágio mais avançado, pode surgir dor nos ossos, sonolência, dormência em várias partes do corpo, mau hálito, espasmos musculares ou cãibras, inchaço de mãos e pernas, entre outros.

rins

Problemas Renais, Sintomas, Causas e Tratamento. Imagem:divulgação

Insuficiência Renal Crônica – Como Tratar?

O principal tratamento para a doença é controlar a pressão arterial, isso atrasa a maioria dos danos causados por ela. O ideal é que a pressão arterial permaneça abaixo de 130/80 mmHg. Além disso, há outros tratamentos, como: suplementos de cálcio e de vitamina D, medicamentos para controlar os níveis de fósforo no sangue e tratamento para anemia com suplementos orais, injeções intravenosas e transfusões de sangue.

Se caso nenhum desses tratamentos funcionarem ainda tem a Hemodiálise, mas ela só é feita em casos graves. O transplante de rim é a última opção, quando nenhum dos tratamentos foi suficiente.


Veja ainda:

Publicada em 16/04/2018 as 16:44

Genética da cor dos cabelos humanos é descoberta por cientistas

Centena de regiões do DNA ajudam a explicar as diferenças entre madeixas louras, negras, castanhas e ruivas.

Publicada em 16/04/2018 as 15:47

Câncer é primeira causa de morte em 10% dos municípios brasileiros, diz estudo

O estudo alerta que a doença avança no Brasil ano após ano e, caso a trajetória seja mantida, em pouco mais de uma década as chamadas neoplasias serão responsáveis pela maioria dos óbitos em todo o país.

Publicada em 16/04/2018 as 13:40

Quantos anos de vida você perde tomando apenas um drink por dia

Uma nova pesquisa de colaboração internacional descobriu que beber mesmo um único drink por dia pode diminuir sua expectativa de vida.

Publicada em 16/04/2018 as 13:40

Contra febre amarela, saguis são monitorados em SP

Ao contrário da espécie bugio, os saguis nem sempre dão sinais de que foram infectados.

Publicada em 16/04/2018 as 13:21

Febre amarela: estações de trem e metrô terão vacinação em SP

Número de mortes no estado de São Paulo chega a 169; até o momento, Secretaria Estadual de Saúde confirmou 456 casos.

Publicada em 16/04/2018 as 12:20

O que é a íngua e quando pode ser grave

Ela se manifesta através de um ou mais carocinhos sob a pele do pescoço, cabeça ou virilha, que podem ou não ser dolorosos.

Publicada em 16/04/2018 as 12:36

Mais da metade dos asmáticos não seguem tratamento

É estimado que 235 milhões de pessoas sofram de asma, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Publicada em 16/04/2018 as 12:34

Café: conheça os benefícios e os cuidados que se deve ter

O Dia Mundial do Café foi comemorado oficialmente neste fim de semana, mas o cafezinho, na verdade, é a bebida nossa de todo dia.

Publicada em 16/04/2018 as 12:20

Gás Sarin: O que é importante saber?

O sarin é um composto organofosforado líquido, insípido, incolor e inodoro, altamente volátil quando puro, que se transforma em gás quando exposto ao ar.

Publicada em 16/04/2018 as 12:04

Já há lentes de contacto que escurecem ao sol

Já imaginou não ter de usar nunca óculos de sol? A administração de drogas e alimentos dos Estados Unidos aprovou a comercialização de umas lentes de contacto que escurecem automaticamente quando expostas à luz.

Autor: boaformaesaude.com.br
Fonte: boaformaesaude.com.br

Comente com o Facebook