Publicada em 22/06/2015 às 13:16

Piranguinho (MG) quebra recorde com pé de moleque gigante

Município supera a própria marca junto ao RankBrasil com um doce de 20 m de comprimento, 60 cm de largura e 2 cm de espessura, e 336 kg.


Luciano Cadari (segundo à direita) entregou o troféu de recordista para os responsáveis pela iguaria / Foto: RankBrasil

A cidade de Piranguinho (MG) superou o próprio recorde junto ao RankBrasil de Maior pé de moleque do país, com 20 m de comprimento, 60 cm de largura e 2 cm de espessura, e 336 kg.  O doce gigante foi apresentado e distribuído gratuitamente em 20 de junho de 2015, durante a 10ª Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo, realizada na Praça Cel. Braz.

O representante do RankBrasil, Luciano Cadari marcou presença no evento. Após conferir peso e medidas, ele confirmou a nova marca brasileira, entregando o troféu aos responsáveis pela iguaria. Este ano, 10 produtores estiveram envolvidos na preparação da receita, que leva rapadura e amendoim.

Segundo o secretário do Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Cleber Marinho da Cruz, a superação do recorde é um orgulho para a cidade de Piranguinho: “Além de ter o melhor pé de moleque, também tem o maior pé de moleque do país”.

O secretário conta que a tradição da fabricação no município teve início por volta de 1909, quando era comercializado juntamente com outros doces em um bar próximo à estação ferroviária. “Na década de 1930 a iguaria passou a ser vendida dentro dos vagões dos trens”, comenta.

De acordo com ele, com a extinção da ferrovia surgiu uma barraca na beira da BR 459 para sua venda e com o tempo apareceram outras barracas, sendo identificadas por cores. “Em 2009 o doce foi declarado Patrimônio Cultural do Estado de Minas Gerais e hoje o pé de moleque de Piranguinho ganhou destaque em todo o Brasil”.

Festa do pé de moleque

A Festa do Maior Pé de Moleque do Mundo atrai anualmente cerca de oito mil pessoas. Em 2015 aconteceu entre os dias 19 e 21, com diversas atrações. Além da receita gigante, teve apresentações de quadrilhas e capoeira, dança do pau de fitas, encontro de violeiros e shows musicais.

Autor: Imprensa RankBrasil
Fonte: O Nortao

Comente com o Facebook