Publicada em 08/11/2013 às 14:03

Pequenos produtores de Mato Grosso recebem apoio para instalação de frigorífico de peixes

O deputado Mauro Savi (PR) está intermediando junto ao Ministério da Pesca a legalização do projeto de construção do empreendimento.

Por meio da intervenção do deputado Mauro Savi, um grande frigorífico de peixe deve ser construído em breve no município de Juína, no norte do Estado, o que deve beneficiar diretamente mais de 500 famílias de pequenos produtores da região. 
É que Savi está intermediando junto ao Ministério da Pesca a legalização do projeto de construção do empreendimento. 

“Mauro Savi se dispôs a ser nosso intermediário para a gente conversar, em Brasília, com o ministro Marcelo Crivela e levar a realidade de Juína, que é tão carente de renda e temos certeza que a piscicultura é uma grande opção de aos nossos pequenos produtores”, destacou o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente de Juína, Shell Silvério. 

O projeto de instalação do frigorífico de peixe no município precisa ser readequado, pois já existe há cinco anos e foi nesse sentido que Savi ofereceu apoio aos pequenos produtores da agricultura familiar de Juína. 

Ainda conforme Shell Silvério, as planilhas do projeto antigo precisam ser diferenciadas, adequadas à nova realidade. A instalação do frigorífico em Juína, conforme o secretário está estimada em R$ 2, milhões. 

“Quando se quer, vai longe e se nós tivéssemos procurado o deputado anteriormente, teríamos aberto um novo horizonte. Mas agora com a parceria feita sabemos que as coisas vão acontecendo na sua devida hora, pois é uma porta muito grande que se abriu para nós”, emendou Silvério. 

O deputado Mauro Savi destacou que a piscicultura tem sido a grande esperança para o fortalecimento da agricultura familiar e “o que esses pequenos produtores precisam é de oportunidade e nós estamos aqui é para ajudar para que as coisas aconteçam nesse sentido”. 

O deputado acredita que a piscicultura agrega, ou seja, ela não substitui necessariamente as demais atividades e culturas já existentes, como a da bacia leiteira e a da bovinocultura, por exemplo. 

“O frigorífico é o mesmo que uma indústria e vai ajudar muito no desenvolvimento de Juína e região, pois a piscicultura é saída, estamos certos disso, é uma realidade para todos e Mato Grosso é rico em águas, por isso, assim como o deputado, nós acreditamos que esse é o caminho para gerar mais receita aos pequenos e médios produtores”, finalizou o secretário Shell Silvério. 

Mais informações: 
Assessoria da 1ª Secretaria 
(65) 3313-6507 – 6519 – 81108484 

Autor: Mario Friedlander/ALMT
Fonte: O NORTÃO

Comente com o Facebook