Publicada em 30/09/2015 às 11:22

Infarto: vida após um ataque cardíaco pede cuidados redobrados

Retomar atividades no trabalho e até mesmo sexuais requer avaliação médica

Retomar atividades no trabalho e até mesmo sexuais requer avaliação médica

Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são a principal causa de óbito no Brasil. Estima-se que 31,5% das mortes no país sejam provocadas por esse grupo, Entre as doenças vasculares destacamos o infarto, evento que ocorre quando fluxo de sangue até o miocárdio (músculo cardíaco) fica bloqueado, de modo que parte do músculo cardíaco seja danificado ou morra. 

 

Mas todo nem todo ataque cardíaco é fatal - se identificado e tratado a tempo, o paciente se recupera totalmente do ocorrido. Entretanto, todas as vítimas de infarto estão em maior risco de sofrer um novo infarto ou outras doenças cardiovasculares. Com tratamento adequado, é possível evitar danos significativos no músculo cardíaco e garantir qualidade de vida. Veja quais são os primeiros a serem dados passos após um ataque cardíaco e quais os principais cuidados:
Dieta saudável é essencial para quem já teve infarto - Foto: GettyImages

Dieta

É sabido que uma dieta equilibrada é capaz de proteger contra diversas doenças, inclusive aquelas que afetam o coração. Por já apresentarem um comprometimento do músculo cardíaco, as vítimas de infarto devem tomar cuidados redobrados com a alimentação, a fim de evitar um novo episódio de ataque cardíaco. "Evitar a ingestão de gordura saturada e reduzir o consumo de sal estão entre as principais mudanças", ressalta a nutricionista Erika Romano, da Universidade de São Paulo e especialista da Clínica Romano. 

 

Todos os alimentos presentes em uma alimentação balanceada poderão fazer parte do cardápio - portanto, não há grandes restrições. "Carboidratos integrais, legumes, verduras, frutas e carnes/leites com baixo teor de gordura são os pilares da dieta saudável, mesmo para aqueles que não sofreram infarto", diz. Peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, também devem entrar no prato.

Confira mais dicas clicando aqui

Veja Mais:

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

 
 

 

Autor: minha vida
Fonte: minha vida

Comente com o Facebook