Publicada em 13/05/2017 às 11:50

Governo do Acre tira site do ar após ciberataque em larga escala na Europa

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Acre informou que a medida é de prevenção. Site continua fora do ar neste sábado (13).

Os ciberataques em larga escala que derrubaram sistemas de informações de empresas e instituições na Europa fizeram com que o governo do Acre tirasse o site do ar na noite desta sexta (12). O link continua fora do ar e sem previsão para ser reativado. Em nota publicada na página oficial do governo no Facebook, a secretária de Ciência e Tecnologia do estado, Renata Silva e Souza, justificou que a medida foi por precaução.

“Pensando na segurança de dados, especialistas em tecnologia recomendam que todos os servidores dos órgãos estaduais façam backup em suas redes de dados. Por isso, efetuamos o desligamento temporário do nosso link de internet dos portais corporativos, no intuito de evitar qualquer tipo de infecção no parque tecnológico e no banco de dados”, enfatiza.

Os ataques que atingiram instituições na Europa usam vírus de resgate (ou "ransomware"), que inutilizam o sistema ou seus dados, até que seja paga uma quantia em dinheiro –entre US$ 300 e US$ 600 em Bitcoins, diz a empresa de segurança russa Kaspersky Lab. Ou seja, eles “sequestram” os dados e pedem uma recompensa. A empresa detectou 45 mil ataques, em relatório divulgado na tarde desta sexta-feira. A maior parte foi registrado na Rússia.

Outros sites, como o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) e Ministério Público Estadual (MPE) não foram retirados do ar.

Autor: Por G1 AC, Rio Branco
Fonte: Por G1 AC, Rio Branco

Comente com o Facebook