Publicada em 15/05/2018 às 08:10

Entenda porque comer Miojo faz mal

O consumo exagerado de macarrão instantâneo, tipo miojo ou cup noodles, faz mal a saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição.

Resultado de imagem para macarrão miojo

 

O consumo exagerado de macarrão instantâneo, tipo miojo ou cup noodles, faz mal a saúde devido ao alto teor de sódio, gordura e conservantes em sua composição. Além disso, o macarrão é frito antes de ser embalado, o que permite que ele fique pronto mais rápido, e isso ainda favorece o aumento de peso.

Segundo a Organização Mundial da Saúde - OMS a ingestão máxima de sal por dia deve ser de apenas 4 gramas, o que equivale a uma colher rasa de café e cada embalagem de macarrão instantâneo traz pelo menos o dobro deste valor.

Embora a maior parte do sódio esteja no tempero pronto o próprio macarrão não é uma opção saudável e por isso a refeição apesar de rápida está cheia de aditivos, corantes artificiais e toxinas, como glutamato monossódico que prejudicam a saúde, à longo prazo.

O glutamato monossódico é um intensificador de sabor feito à base de cana de açúcar que podem estar escrito no rótulo das embalagens com os nomes: extrato de levedura, proteína vegetal hidrolisada ou E621. Assim, por ser um produto industrializado muito processado, o popular \'miojo\' não deve ser consumido com frequência.

 

Entenda porque comer Miojo faz mal

 

 

Malefícios do macarrão instantâneo

 

O consumo frequênte de macarrão instantâneo favorece:

 

  • Aumento da pressão arterial;
  • Problemas cardíacos;
  • Colesterol ruim;
  • Comprometimento renal;
  • Aumento de peso;
  • Síndrome metabólica.

 

A recomendação é de evitar ao máximo este tipo de refeição optando por alimentos mais saudáveis e se possível preparadas com pouco sal, como saladas frescas e legumes cozidos. Para conferir algum sabor indica-se o uso de ervas finas e especiarias, que não fazem mal a saúde e são agradáveis ao paladar. Confira quais são e como usar diversas ervas aromáticas que substituem o sal.

 

Como fazer um macarrão saudável rápido

 

Para quem está com pressa e precisa de uma refeição rápida, uma boa opção é preparar um macarrão tradicional, tipo espaguete que fica pronto em menos de 10 minutos.

 

Entenda porque comer Miojo faz mal

 

 

Ingredientes

 

  • 1 dose de macarrão para 2 pessoas
  • 1 litro de  água
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 2 tomates maduros
  • 1 colher de azeite
  • orégano e sal à gosto
  • queijo parmesão ralado para polvilhar

 

Modo de preparo

 

Coloque a água numa panela e leve ao fogo para ferver. Quando ferver adicione o macarrão e deixe até cozinhar. Numa outra panelinha refoque o alho com o azeite e quando estiver douradinho adicione os tomates cortados, a folha de louro e os temperos. Depois que o macarrão estiver completamente cozido, escorra a água e adicione o molho e o queijo ralado. 

Para acrescentar valor nutricional a esta refeição acompanhe com uma salada de folhas verdes e cenoura ralada.

Veja ainda:

Publicada em 15/05/2018 as 07:58

6 passos para usar o banheiro público sem pegar doenças

Estes cuidados ajudam a evitar doenças graves como infecções intestinais, infecções urinárias ou hepatite A.

Publicada em 14/05/2018 as 17:37

Técnicas de respiração, yoga e mindfulness podem ser aliadas para pacientes com doenças pulmonares graves

Técnicas de respiração profunda podem ajudar os pacientes a lidar com doenças pulmonares.

Publicada em 14/05/2018 as 17:20

Evento gratuito debate Doenças Inflamatórias Intestinais

1ª Jornada Mato-grossense de Doenças Inflamatórias Intestinais acontece dia 19 de maio e é voltado para médicos gastroenterologistas e proctologistas.

Publicada em 14/05/2018 as 17:19

Outono aumenta conjuntivite alérgica

Ar seco e alergias propagam a conjuntivite alérgica. Gripe e ambientes fechados facilitam a viral. Saiba como identificar e prevenir cada tipo.

 

Autor: tuasaude.com
Fonte: tuasaude.com

Comente com o Facebook