Publicada em 16/11/2017 às 23:50

Em três dias, mutirão emite cerca de 2 mil carteiras de identidade no interior do Acre

Objetivo é diminuir demanda reprimida no setor de identificação do Vale do Juruá. Mutirão segue até sábado (18).

Em três dias, o setor de identificação emitiu cerca de 2 mil carteiras de identidade em Cruzeiro do Sul. Os números são decorrentes do mutirão para a emissão do documento que se estende até sábado (18).

Devido à carência de equipamentos e pessoal, o setor atende um número limitado de pessoas por dia. O mutirão acontece na sede do Centro Estadual de Educação Permanente (CEDUP). Algumas pessoas saem de comunidade longínquas para tirar a carteira de identidade.

O agricultor Raimundo Loreto dos Santos, de 55 anos, saiu da Comunidade Badejo.“Vou tirar a segunda via de minha carteira. Minha carteira molhou e ficou muito estragada. Quase não dá para me reconhecer. Aqui é de graça e, apesar da demora, vale apenas esperar”, diz.

Outro que também aproveitou a oportunidade foi o funcionário público Adilson da Costa Araújo, de 45 anos. Ele está em busca da terceira via de sua identidade.

“Tenho minha carteira, mas a validade do documento é de 10 anos. Aproveitei para trazer minha mãe para renovar a dela, que tem mais de 40 anos que foi emitida. Aqui é preciso paciência, a fila está grande”,

O encarregado pelo setor de identificação no Vale do Juruá, Jonas Oliveira, estabeleceu idade mínima devido à grande procura de atendimento.

“O mutirão superou nossa expectativa. No final da tarde de quarta-feira [16] percebemos que seria impossível atender a todos e decidimos limitar a idade mínima a partir de 10 anos. No terceiro dia, já realizamos cerca de 2 mil atendimentos. As pessoas só precisam de um pouco de paciência”, explica.

Ao todo, 30 servidores do setor de identificação da Polícia Civil e funcionários públicos de outras secretarias do governo se juntaram na força-tarefa e estão dando apoio e suporte ao mutirão.

Autor:  Adelcimar Carvalho
Fonte: G1 AC, Cruzeiro do Sul

Comente com o Facebook