Publicada em 28/08/2017 às 13:46

Descoberta de manganês em MT pode beneficiar indústria metalúrgica e de fertilizantes

O minério foi encontrado por pesquisadores do órgão no município de Comodoro (640 km de Cuiabá), durante o mapeamento de campo do Projeto Novas Fronteiras, no sudeste de Rondônia.

Descoberta de manganês em Mato Grosso pode beneficiar indústria metalúrgica e de fertilizantes

A descoberta de manganês em Mato Grosso pode acender alguns setores da economia no Estado, é o que revela um informe técnico elaborado pela equipe especializada da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CRPM). O minério foi encontrado por pesquisadores do órgão no município de Comodoro (640 km de Cuiabá), durante o mapeamento de campo do Projeto Novas Fronteiras, no sudeste de Rondônia. 

Imperdível! Fazenda em Aripuanã por R$ 1.8000.000,00 próxima Mineradora da Votorantim Metais

De acordo com a Companhia, o material é de aplicação rentável principalmente na produção de aços especiais, devido às suas propriedades como fixador de enxofre, desoxidante, e na fabricação de ligas metálicas. Além disso é usado na produção de ligas de alumínio. 

Assim, sua extração poderá beneficiar o setor da construção civil na região. Os pesquisadores do CRPM também apontaram para a possibilidade de aplicação do manganês na indústria de fertilizantes.

O documento foi publicado em março pela CRPM. Até então, o Estado não possuía reservas nem produção oficial d manganês, diferente do vizinho, Mato Grosso do Sul, que é um dos líderes na produção nacional, com 14,6% do total produzido no país.

No texto assinado pelos pesquisadores Lívio W. C. Corrêa, Carlos E. S. de Oliveira, Guilherme F. da Silva e Thyago de J. Ribeiro, destaca-se que o minério foi encontrado em ao pé de uma serra em Comodoro. “O indício está localizado na fazenda São Mateus, aproximadamente 30 km a oeste da sede do município de Comodoro, no Estado de Mato Grosso”, afirma. 

Autor: olhardireto.com.br
Fonte: olhardireto.com.br

Comente com o Facebook