Publicada em 20/03/2017 às 10:34

Concurso PM/AC: abertos 250 vagas de aluno soldado

Profissionais de níveis médio e técnico podem concorrer a uma das vagas do concurso da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC). As inscrições serão aceitas até o dia 28 de março.

Imagem relacionada
 
Já estão abertas as inscrições do concurso público da Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC), para provimento de 250 cargos de aluno soldado. O contrato de trabalho será regido pelo regime jurídico estatutário, que garante estabilidade. 
 
Desse total de ofertas, 230 são para a função de aluno soldado combatente, sendo 184 reservadas para os homens e 46 para as mulheres. Já o posto de aluno soldado músico conta com 10 vagas para ambos os sexos. A exigência é de conclusão de curso de nível médio, fornecido por instituição reconhecida pelo Ministério de Educação (MEC). 
 
As outras 10 vagas são para o emprego de aluno soldado de saúde, ambos os sexos, e estão distribuídas entre as especialidades de técnico de enfermagem (5) e auxiliar de saúde bucal (5). São requisitos as conclusões do ensino médio e do curso técnico específico, fornecido por instituição reconhecida pelo MEC, e o registro no conselho de classe equivalente.
 
Todas as carreiras ainda exigem idade máxima de 30 anos até a data do início da inscrição e estatura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens). A PMAC oferece remuneração de R$ 3.319,12, já inclusas as gratificações e benefícios. 
 

Inscrição no concurso da PMAC

 
Interessados devem garantir a participação no concurso da PMAC até o dia 28 de março. A ficha de cadastro está disponível no endereço eletrônico do Ibade (www.ibade.org.br), organizador do processo seletivo. 
 
Haverá, ainda, uma taxa de inscrição, no valor único de R$ 65. O candidato deverá efetuar o pagamento do boleto bancário até o dia 29 de março. 
 

Provas da PMAC 2017

 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva de múltipla escolha, aplicada nas cidades de Brasiléia, Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Sena Madureira e Tarauacá no dia 23 de abril, no turno da manhã. 
 
Com quatro horas de duração, a avaliação objetiva será composta por 60 questões, que versarão sobre as disciplinas de língua portuguesa, história e geografia do Acre, matemática, atualidades, informática básica, conhecimentos específicos e/ou estatuto dos militares estaduais e suas alterações. 
 
O concurso da PMAC ainda contará com as seguintes etapas: prova de aptidão física; exame psicotécnico; teste prático instrumental; exame médico e toxicológico; e investigação criminal e social. 
 

Atribuições dos cargos da PMAC

 
Aluno soldado combatente - a atividade militar consiste na dedicação integral, a qual está restrita a obrigação do militar estadual, independente de quadro, qualificação, especialização, atividade técnica, sexo ou nível hierárquico, ao cumprimento da jornada de trabalho, que compreende serviços de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, instruções, ações e operações, exercícios de adestramento, revistas, formaturas, paradas, diligências, patrulhamento, expediente, serviços de escalas ordinárias, extraordinárias e especiais e outros encargos estabelecidos pelo respectivo chefe ou comandante, por períodos e turnos variáveis e subordinados apenas aos interesses do dever ou da missão militar, bem como desempenhar outras atividades de interesse institucional da Polícia Militar do Estado do Acre no âmbito de todo território do Estado do Acre.

Veja ainda:

Concurso PM/AC: abertos 250 vagas de aluno soldado
Concurso em Vila Rica/MT reúne 207 vagas

Prefeitura de Jordão - AC abre processo seletivo
Mais de 7,6 mil candidatos farão vestibular da Unemat neste domingo
 
Aluno soldado músico - a atividade específica do militar músico exige, ainda, manter-se tecnicamente em condições de executar com perfeição, o repertório da banda de música da PMAC; executar os seus instrumentos nas missões artístico-musicais da banda de música da PMAC; comparecer aos eventos da banda de música com uniforme adequado e em perfeitas condições para o desempenho da missão; zelar pela conservação dos instrumentos sob sua cautela e responsabilidade; dar ciência ao chefe imediato sobre o estado de conservação dos instrumentos sob sua responsabilidade; executar outros encargos que lhe forem atribuídos pelo comando geral da PMAC.
 
Aluno soldado de saúde (técnico de enfermagem) - a atividade específica do militar de saúde exige, ainda, manter-se tecnicamente em condições de executar com perfeição as atividades de auxiliares na área da saúde, promover e restabelecer a saúde dos policiais militares, além de auxiliar na prevenção de doenças, auxiliar na coleta de dados sobre o estado de pacientes, por meio de exames físicos e psicológicos. Executar outros encargos que lhe forem atribuídos.
 

Aluno soldado de saúde (auxiliar de saúde bucal) - a atividade específica do militar de saúde exige, ainda, organizar e executar atividades de higiene bucal; processar filme radiográfico; preparar o paciente para o atendimento, auxiliar e instrumentar os profissionais nas intervenções clínicas; manipular materiais de uso odontológico; selecionar moldeiras; preparar modelos em gesso; registrar dados e participar da análise das informações relacionadas ao controle administrativo em saúde bucal; executar limpeza, assepsia, desinfecção e esterilização instrumental dos equipamentos odontológicos e do ambiente de trabalho; realizar o acolhimento do paciente nos serviços de saúde bucal; entre outras.

Autor: jcconcursos.uol.com.br
Fonte: jcconcursos.uol.com.br

Comente com o Facebook