Publicada em 15/12/2017 às 13:20

Como aliviar os sintomas da artrose?

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) 18% das mulheres e 9,6% dos homens com mais de 60 anos sofrem com a doença, sendo que 80% deste total enfrenta problemas com a limitação de movimentos em decorrência da enfermidade.

Imagem: reprodução pixabay.com

A artrose é uma doença de caráter degenerativo e crônico, e que pode atingir indivíduos de todas as idades, mas sobretudo aqueles acima dos 50 anos, como resultado do desgaste natural do organismo. Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS) 18% das mulheres e 9,6% dos homens com mais de 60 anos sofrem com a doença, sendo que 80% deste total enfrenta problemas com a limitação de movimentos em decorrência da enfermidade.

Como a artrose age no corpo?

A doença pode acometer qualquer articulação do corpo humano - dedos, joelhos, quadris, coluna cervical e lombar estão entre as partes que mais sofrem com esta patologia. A degeneração afeta a cartilagem presente na articulação, desgastando a estrutura que impede o atrito entre os ossos. Isso causa inflamação, dores, deformação e dificuldades durante os movimentos.

Esta é uma doença que não pode ser completamente revertida, mas os tratamentos adequados podem frear o avanço da enfermidade e aliviar os sintomas.

Como aliviar os sintomas?

Os principais sintomas da artrose são dor e rigidez nas articulações afetadas. Estes sinais surgem sobretudo no período da manhã, logo ao acordar, ou durante o repouso após alguma atividade intensa. Pode também ocorrer inchaço.

Quando a doença atinge as mãos, há um crescimento ósseo nas articulações. Isso causa deformidade nos “nós” dos dedos, além de vermelhidão e inchaço. Nos pés, além dos dedos, os tornozelos também podem ser atingidos pelos sintomas.

Após o diagnóstico, o médico indicará o tratamento mais adequado para cada paciente. Em geral, outras atitudes também podem ajudar no alívio dos sintomas. Entre elas estão:

  • Fazer uso de palmilhas especiais, que equilibram a pisada e reduzem a carga sobre as articulações atingidas nos membros inferiores;
  • Atenção à postura, mantendo a coluna no lugar;
  • Controlar o peso corporal é essencial para evitar sobrecarga nas articulações, sobretudo joelhos, coluna e tornozelos;
  • Praticar exercícios de fortalecimento muscular indicados pelo médico.

 

VEJA AINDA:

Publicada em 15/12/2017 as 09:52

Brasileiros com D.E planejam dia e horário para relação sexual

Entre as colocações, mais de sete em cada dez entrevistados (73%) no país afirmaram concordar com a ideia de programar dias específicos para a relação sexual.

Publicada em 15/12/2017 as 09:23

Plástica das mamas: Quais são os tipos?

A plástica das mamas é uma cirurgia estética que visa aumentar, corrigir o formato ou devolver o volume dos seios. Muitas vezes é feita com a ajuda do implante de silicone.

Publicada em 15/12/2017 as 01:52

Vacinas agora podem ser dadas em farmácias de todo o Brasil

Antes restrita a clínicas e hospitais, a vacinação para várias doenças ganha aval para ser feita em drogarias do país inteiro - conheça os detalhes.

Publicada em 14/12/2017 as 18:41

Conheça as várias causas de dor nas pernas e como preveni-las

Nem sempre a dor nas pernas é um problema óbvio e pode ser um grande incômodo para quem tem atividade constante, mas se sente impedido de se movimentar durante as tarefas rotineiras sem sentir dor.

Publicada em 14/12/2017 as 17:03

Dieta para colesterol alto, veja vídeo

Neste vídeo, a nutricionista Tatiana Zanin fala sobre os alimentos que devem ser consumidos na dieta para colesterol alto.

Publicada em 14/12/2017 as 16:28

Dr. Rey diz: Cuidado com o que você fala,pois seu cérebro pode tornar realidade!

Você cria a sua realidade, não é o destino! Não seja negativo com você mesmo, pois o seu cérebro vai fazer de tudo para tornar realidade as suas palavras negativas.

Publicada em 14/12/2017 as 16:12

O que afasta os jovens da vacina contra o HPV

Entenda por que a vacinação contra esse vírus que causa diversos tumores não caiu nas graças populares - e o que pode ser feito para melhorar a adesão.

Publicada em 14/12/2017 as 11:29

Sai a lista dos dez alimentos campeões de nutrição

Que vegetais e frutas compõem o grupo alimentar mais saudável já é uma constatação científica indiscutível.

Publicada em 14/12/2017 as 11:46

O que é síndrome de Cotard?

A síndrome de Cotard, também chamada delírio de Cotard, síndrome do cadáver ambulante, delírio niilista ou delírio de negação...

Publicada em 14/12/2017 as 11:39

5 efeitos benéficos dos exercícios para a sociedade

Em um congresso sobre atividade física e saúde pública, especialistas destacaram o potencial da movimentação para promover melhorias ao redor do mundo.

Autor: Aline Matos
Fonte: O NORTÃO

Comente com o Facebook