Publicada em 13/01/2018 às 02:12

Bebidas energéticas: Como ameaça à saúde

Os energéticos, como são genericamente chamados, são bebidas que contêm substâncias estimulantes, predominantemente a cafeína.

Resultado de imagem para energéticos

Os energéticos, como são genericamente chamados, são bebidas que contêm substâncias estimulantes, predominantemente a cafeína. O consumo tem crescido vertiginosamente em todo o mundo nos últimos anos e a sua ingestão, de forma indiscriminada, principalmente por adolescentes e adultos jovens, tem preocupado as autoridades de saúde em vários países. Dezenas de trabalhos científicos têm sido publicados, com resultados que sugerem um efeito potencialmente prejudicial à saúde, parte deles atribuído ao excesso de cafeína.

Em recente encontro da Associação Americana do Coração, foram apresentados resultados de uma análise de trabalhos publicados que avaliavam o possível impacto dos energéticos sobre a saúde. As pesquisas realizadas em indivíduos jovens sadios entre 18 e 45 anos demonstram que as bebidas energéticas podem alterar o ritmo cardíaco e aumentar a pressão arterial.

Considerando que o metabolismo da cafeína é mais lento durante a puberdade devido ao aumento natural do hormônio de crescimento, essa faixa etária estaria mais vulnerável aos efeitos adversos da cafeína, dentre eles dor de cabeça, insônia, náusea e vômito, impaciência e irritabilidade.

Dentre os motivos que levam os jovens a consumir este tipo de bebida estão a estimulação que deixaria o indivíduo mais alerta, a pressão dos amigos e a suposta melhora de desempenho esportivo.

A combinação destas bebidas com álcool tem se tornado frequente entre jovens em festas e bares, o que pode causar problemas adicionais.

Veja ainda:

Publicada em 13/01/2018 as 01:59

Vida longa e saudável: É preciso mudar a forma como encaramos a velhice

O estereótipo do velhinho surdo, desmemoriado e que anda de bengala provavelmente irá cair por terra nas próximas décadas.

Publicada em 12/01/2018 as 16:07

Um probiótico pode ser a chave para combater cólica em bebês

Produto já comercializado no Brasil é apontado por estudo mundial como aliado contra esse perrengue entre os pequenos.

Publicada em 12/01/2018 as 15:27

Saúde infantil: Nutricionista aponta erros e dá dicas de alimentação

Wanderli Marchiori teve muito trabalho. Ela visitou casas em que as crianças são livres para comer o que bem entendem a qualquer hora.

Publicada em 12/01/2018 as 12:15

10 mandamentos alimentares dos povos que mais vivem no planeta

O escritor Dan Buettner viajou o mundo para encontrar as regiões mais longevas e colher ensinamentos para a dieta e a saúde em geral

Publicada em 12/01/2018 as 11:10

As melancias do passado eram bem diferentes

Muita coisa mudou desde que o Homo sapiens começou a cruzar e selecionar espécies na natureza. A arte renascentista nos dá pistas dessa história.

 

Autor: abcdasaude.com.br
Fonte: abcdasaude.com.br

Comente com o Facebook