Publicada em 21/04/2017 às 12:49

Bactérias intestinais e obesidade

Bactérias intestinais e obesidade - ABC da Saúde

A obesidade é uma doença associada a uma alta ingestão energética e uma das principais abordagens de seu tratamento é a restrição calórica. Muitos estudos estão em andamento sobre os mecanismos que levam algumas pessoas a desenvolver obesidade e outras não. Aspectos de estilo de vida, sócio-culturais e econômicos certamente têm uma contribuição importante. Alterações em mecanismos neuroendócrinos que atuam no circuito de recompensa no cérebro, o que leva a caracterizar a obesidade como um tipo de adição, também têm sido propostas como fator associado à obesidade.

Recentemente tem surgido uma nova perspectiva de compreensão dos mecanismos que levam à obesidade. Essa nova abordagem está vinculada às recentes descobertas indicando uma grande quantidade e diversidade na composição dos microrganismos que habitam o organismo humano. Os resultados de um projeto internacional (Human Microbiome Project Consortium) que visa caracterizar o "segundo genoma humano" - chamado de microbioma humano - demonstram que este microbioma consiste em mais de 10.000 espécies de micróbios, abrangendo 8 milhões de genes microbianos. Estima-se que em uma pessoa pesando 90 kg, de 3 a 6 kg sejam micróbios, a maior parte deles coexistindo saudavelmente com os humanos e resultando em benefícios mútuos.

Pois parte dessas bactérias habitam o sistema digestivo e parecem influenciar o desenvolvimento de sobrepeso e obesidade. Pessoas que têm maior facilidade de engordar apresentam em seu trato intestinal um maior nível de certas espécies de bactérias quando comparados com indivíduos magros. O intestino, sendo o órgão onde o alimento é processado e absorvido, desempenha um papel crucial no ganho e na perda de peso.

Além disso, os dados também sugerem que o tipo de alimento influencia decisivamente o padrão do microbioma intestinal. Dessa forma, a dieta ocidental vigente, com alto conteúdo de gordura saturada, carboidratos simples e alimentos refinados, colaboraria para o desenvolvimento de um microbioma intestinal que predispõe à obesidade, enquanto os alimentos integrais e ricos em fibras favoreceriam o microbioma contrário à obesidade.

Mesmo que não se saibam os mecanismos exatos pelos quais estas bactérias regulam a absorção energética, estes resultados indicam uma complexa interação entre o ser humano e a natureza, incluindo, além dos conhecidos ecossistemas externos, um novo e inexplorado ecossistema interno.

Veja ainda:

Publicada em 20/04/2017 as 11:45

Mais de 10 mil crianças brasileiras tiveram suspeita de zika vírus desde 2015

Estudo divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Saúde mostra que mais de 10 mil casos suspeitos de vírus zika em crianças e recém-nascidos foram notificados no país nos últimos 14 meses.

Publicada em 20/04/2017 as 09:50

Escovas de dentes mal higienizadas podem causar doenças

Vírus, fungos e bactérias podem se proliferar nas cerdas da sua escova

Publicada em 19/04/2017 as 17:32

lipoaspiração, esclareça suas dúvidas

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade. Serve sim para retirar acúmulos de gordura localizada em determinadas regiões do organismo.

Publicada em 19/04/2017 as 15:59

Sensação de bem-estar e saúde

Quem não conhece alguém que tenha passado por alguma situação crítica na vida e um tempo depois ficou doente.

Publicada em 19/04/2017 as 13:34

Como identificar e tratar a candidíase no homem

A candidíase é uma doença comum, e no homem pode provocar coceira, dor e vermelhidão no pênis, mas em alguns casos pode não causar nenhum sintoma evidente.

Autor:  Dr. Gilberto Sanvitto