Conectado por

Política

Nenhum partido cumpre todas as exigências do TSE e da lei de dados


Compartilhe:

Publicado por

em

Nenhum partido cumpre todas as exigências da Justiça Eleitoral e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020. Além do risco de ataques hackers, as legendas podem ser punidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

P U B L I C I D A D E

Os dados constam de um levantamento do escritório Peck Advogados, coordenado pela pesquisadora Jéssica Guedes. De 15 a 30 de julho, a pesquisa analisou as condutas de 16 siglas, sob seis obrigações: política de privacidade e proteção de dados; informação clara sobre tratamento de dados; indicação do contato do encarregado de dados, que faz o contato com o governo; canal de atendimento; termos de uso; e filiação online.

As legendas com os melhores resultados foram PT e Republicanos, que cumpriram cinco das seis exigências legais. O Cidadania preencheu quatro. O pior desempenho foi o do Novo: respeitou apenas uma obrigação, a filiação online.

O assunto de tratamento de dados é sensível porque durante a campanha eleitoral, a partir da terça-feira (16/8), os partidos vão lidar com dados pessoais de milhões de candidatos e eleitores. Como a LGPD passou a valer desde 2020, esta será a primeira eleição geral com as novas regras. A quantidade de informações privadas deve aumentar também porque desta vez serão permitidas doações via Pix – transações feitas a partir do celular.

Veja o infográfico:

METROPOLES
Nossa webrádio parceira: dj90.com.br