Mais de 300 indígenas recebem atendimentos odontológicos em Cacoal, Rondônia

88

Especialistas da Organização Não Governamental (OnG) Doutores sem Fronteiras estão em Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho, oferecendo atendimentos voltados à saúde bucal para mais de 300 indígenas da região.

A ação começou na quarta-feira (11) e se estende até o próximo domingo (15). Os atendimentos ocorrem na aldeia Linha 11 Lapetanha, em Cacoal.

Além dos Doutores Sem Fronteiras, o movimento é em conjunto com o Departamento Sanitário Especial Indígena (Dsei), de Vilhena (RO), e associações indígenas da região.

Resultado de imagem para indígenas recebem atendimentos odontológicos em Cacoal,

Visitas anteriores

Não é a primeira vez que os Doutores Sem Fronteira aparece em Cacoal. No ano passado, mais de 200 indígenas de 31 aldeias de toda a região foram atendidas. Ao menos 800 procedimentos odontológicos realizados.

Em 2018, a expectativa é elevar os números. Para isso foram montados consultórios portáteis com equipamentos de alta tecnologia.

“Como profissional da saúde é nossa obrigação realizar esses atendimentos. Não podemos passar o conhecimento que nós temos apenas para quem pode pagar por ele. Nosso diferencial é trazer o atendimento especializado, sendo que nem em consultórios de alta nível em São Paulo dispõe do atendimento que estamos oferecendo aos indígenas”, destacou o dentista Caio Eduardo Machado.

Com uma equipe de 80 pessoas, os doutores devem atender durante os três dias da campanha mais de 300 indígenas.

Ao todo, mil procedimentos serão realizados. Entre eles, há implantes dentários, enxerto ósseo, canal automatizado em sessão única, coroa de porcelana, reconstrução dentária, pino de fibra de vidro, exodontia de terceiro molar, entregas de kits de higiene oral e outros procedimentos odontológicos.

Compartilhe: