
O secretário municipal extraordinários de Programas Especiais, Pedro Beber, visitou vários distritos da Ponta do Abunã, região de Porto Velho, para fiscalizar as obras que estão sendo em andamento financiadas pela verba das compensações ambientais da Santo Antônio Energia – Consórcio responsável pela construção das Usinas do Madeira.
Antes de chegar à Ponta do Abunã, Pedro Beber visitou o distrito de Jacy-Paraná, localidade a 80 quilômetros de Porto Velho que será um dos mais atingidos pela inundação da usina. No local, Pedro Beber visitou o local onde será construído o novo shopping popular – cuja ordem de serviço será assinada em agosto – e as instalações do Centro Administrativo Municipal.
“O shopping vai abrigar todos os comerciantes que estão estabelecidos na beira da estrada. Como a BR-364 vai sofrer uma duplicação, esses comerciantes perderão espaço. Já estamos nos antecipando e preparando um local onde eles possam manter suas atividades”, observou Beber. Na visita a Jacy, o secretário visitou o local onde será construída a praia artificial do local que também será inundada e a sede da Associação das Mulheres e dos Idosos.
Na região da Ponta do Abunã, o secretário extraordinário participou de uma audiência pública em Vista Alegre. De acordo com os moradores, a localidade enfrenta sua pior crise de abastecimento de energia de usa história.
A conclusão das obras da usina é esperada com anseio por aquela comunidade para que o problema da falta de energia seja definitivamente superado. Durante a audiência, Pedro Beber anunciou aos moradores a realização de um pacote de obras pela Prefeitura de Porto Velho, consistente no asfaltamento de ruas, reformas de prédios públicos – escola, posto de saúde e quadra de esporte.
“O prefeito Roberto Sobrinho conhece a realidade de cada distrito e tem investido maciçamente as verbas de compensação social na melhoria da qualidade de vida dessas comunidades”, ressaltou Beber.
A última parada na Ponta do Abunã foi em Fortaleza do Abunã, um dos balneários mais conhecidos do Estado, na divisa com o Acre. No local, a Prefeitura vai construir uma unidade de saúde e ainda um mirante para dar mais estrutura ao festival de praia que anualmente é realizado pela Prefeitura. As ruas do distrito também receberão bloquetes e as obras do novo ginásio poliesportiva estão em fase final.