Conectado por

Saúde

Infectologista dá dicas para manter a caderneta de vacinas atualizada


Compartilhe:

Publicado por

em

No Brasil, doenças imunopreveníveis como rubéola e sarampo, estão voltando a apresentar casos devido a queda da cobertura vacinal

 A vacinação é, comprovadamente, uma das maneiras mais eficazes para a prevenção contra doenças, sendo responsável por uma redução significativa das taxas de mortalidade da população ao longo dos anos. No Brasil, os altos índices de vacinação resultaram em um certificado da Organização Mundial da Saúde (OMS) de eliminação da circulação dos vírus da rubéola, em 2015, e do sarampo em 2016.

De acordo com a Dra. Cristiana Meirelles, pediatra, infectologista e coordenadora médica da Beep Saúde, healthtech líder em saúde domiciliar no país, doenças já erradicadas estão voltando a apresentar casos devido a queda da cobertura vacinal. Por conta disso, é fundamental reforçarmos informações sobre a importância de ter a vacinação em dia e esclarecer quais estão disponíveis tanto na rede pública quanto na particular.

“Infelizmente, muitas pessoas não têm ciência se estão com o calendário vacinal em dia e, por isso, deixam imunizações importantes para trás. Existem dois caminhos para checagem de controle das vacinas: apresentar a caderneta de vacina para um médico de confiança ou utilizar a Avaliação Online de Caderneta (AOC), serviço gratuito da Beep Saúde que permite fazer uma análise com especialistas da empresa para verificar como está o seu esquema vacinal”, explica.

Para acessar o serviço, basta baixar o app da Beep Saúde, disponível para iOS e Android, selecionar a opção “Avalie sua caderneta” e enviar uma foto do documento. Em um dia útil, a startup comunica, via e-mail, quais imunizações estão faltando. Vale lembrar que a análise é realizada com base nas orientações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim).

Para quem não tem o histórico vacinal em mãos, já que muitas pessoas perdem suas cadernetas ao longo do tempo, a orientação, ainda de acordo com a especialista, é tomar todas as vacinas recomendadas para a idade. “Não há problema em repetir a dose. O problema é ficar sem a vacinação. O calendário contempla a infância, vida adulta e também os idosos, apresentando imunizações específicas para cada faixa etária”, finaliza.

Sobre a Beep Saúde

A Beep Saúde é uma healthtech brasileira líder em saúde domiciliar. A startup, 100% digital, oferece serviço de vacinação e exames laboratoriais, de domingo a domingo, com custo acessível e sem taxas adicionais. Fundada em 2016 pelo médico e empreendedor Vander Corteze, a Beep tem investidores como Valor Capital, DNA Capital, Endeavor Catalyst e David Vélez (fundador e CEO do Nubank). A empresa já opera nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Paraná, Espírito Santo e Pernambuco e possui parceria com os principais planos de saúde do Brasil. Com o propósito de levar as melhores experiências aos clientes, a startup une tecnologia, excelência no atendimento e carinho humano.

Assessoria

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento