Conectado por

Rondônia

Idaron coleta amostras para identificar novos focos de raiva animal em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

A Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado (Idaron) coletou três amostras de animais para identificar novos focos de raiva em Rondônia. As amostras foram coletadas de três propriedades diferentes da zona rural de Espigão do Oeste (RO) e segundo a agência, os animais apresentavam todos os sintomas da doença.

Técnicos e veterinárias da Idaron enviaram as amostras para Porto Velho e o resultado deve sair em até 21 dias. Durante esse período, os moradores da região devem observar os sintomas em outros animais.

Além disso, foi constatado que outros 15 moradores da região relataram ter visto marcas de mordida de morcego nos bovinos.

O transmissor da raiva animal é o morcego hematófago, que se alimenta de sangue. Para prevenir novos casos, a Idaron montou um esquema para visitar propriedades rurais da região onde foi detectado o foco, realizando ações sanitárias, como:

  • coleta de material de animais suspeitos,
  • notificação das propriedades localizadas em um raio de até 12 quilômetros da área focal,
  • e nessas áreas fazer a vacinação de bovídeos, equídeos, caprinos e ovinos, em um prazo de 30 dias,
  • também serão investigados possíveis abrigos de morcegos hematófagos.

Alerta

Em casos de animais com sinais clínicos nervosos, como dificuldade para engolir (quando o animal parece estar engasgado), andar cambaleante, quedas frequentes, dificuldade para se levantar e animais que permanecem apenas deitados ou de mortalidades, a Idaron deve ser informada.

O informe pode ser feito pela internet ou pelo telefone: 0800 643 4337.

G1

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento