Conectado por

Cuiabá-MT

Cuiabá volta a realizar captação de córneas para transplante


Compartilhe:

Publicado por

em

Após pouco mais de 2 anos sem realizar o procedimento devido à pandemia de covid-19, o Hospital Pronto-socorro Municipal de Cuiabá – HPSMC – retomou os trabalhos de captação de córneas para doação. Desde 2019, o procedimento não era realizado pela rede municipal.

Neste ano o HPSMC realizou duas captações. A primeira doação aconteceu no dia 7 de junho, por meio de um doador de 61 anos, e, a segunda, foi feita em 19 de julho, por meio de doador de 68 anos, do sexo masculino.

“Após abordagem dos familiares pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, os familiares foram favoráveis às doações, no total 04 córneas entre junho e julho de 2022”, revelou Catarina Célia, Enfermeira da CIHDOTT.

Catarina explicou o que quando uma córnea é doada, são realizadas todas as avaliações laboratoriais e sorológicas. Se tudo der negativo, a Central Estadual disponibiliza para as equipes transplantadoras. Essas equipes são responsáveis pela realização do transplante.

(Com informações da Assessoria)

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento