Conectado por

Agronegócios

Como o Semiárido brasileiro se transformou em polo produtivo de fruticultura


Compartilhe:

Publicado por

em

Diante dos desafios hídricos e de baixo potencial orgânico do solo, agricultores encontram solução em produtos específicos para a região

Petrolina e Juazeiro formam uma potência de desenvolvimento no Semiárido brasileiro motivada pelo crescimento da fruticultura na região. A condição estimula o crescimento em setores produtivos, como indústria, comércio e turismo. As principais culturas desenvolvidas neste polo são a manga, representando a maior extensão de área plantada; e a uva com importante valor agregado sob o fruto produzido. Outras culturas como melão, melancia, maçã e pera, também apresentam forte crescimento.

Os principais desafios do agricultor nesta região, especialmente da mangicultura e da viticultura, estão voltados à situação hídrica e adaptação das culturas às condições climáticas do vale do São Francisco. Impedimentos estes que foram superados com o advento dos projetos de irrigação com as águas do Rio São Francisco e emprego de técnicas de manejo adaptadas através das expertises de técnicos e engenheiros da região.

André Ferraz, Coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Aminoagro, conta que para melhorar a qualidade do solo, foi imprescindível a avaliação realizada pelos produtores, o que possibilitou entender as características do solo da região e saber exatamente o que estava faltando. “Inicialmente, fez-se o uso em uma quantidade importante principalmente dos estercos, depois vieram ferramentas como os condicionadores de solo que, em sua composição, tem compostos que são advindos desta matéria orgânica de origem vegetal e que tem uma reatividade de ação mais rápida e superior àquilo que era utilizado antigamente. Isso trouxe agilidade e possibilidade de evolução mesmo nesta condição de solo da região”, conta o especialista.

Através das pesquisas, observou-se que o solo do Semiárido é pobre em matéria orgânica, mas muito rico do ponto de vista biológico. André conta que para compensar a condição é necessário ativar a parte biológica do solo para que seja possível o trabalho de parceria com as plantas. “As ferramentas que devem ser utilizadas e que são imprescindíveis para este tipo de manejo são as que consigam abranger de forma equilibrada três pilares principais: a física do solo, trazendo uma maior estruturação; a química, pensando em uma maior biodisponibilidade dos nutrientes e a biologia, ativando esta microbiota que é tão rica neste tipo de solo. Produtos que têm este tipo de tecnologia são indispensáveis para que seja possível atingir patamares importantes de produtividade, hoje tão possíveis na região”.

Para contribuir ao máximo com a excelente capacidade produtiva do Semiárido, a equipe da Aminoagro trabalha focada nas necessidades do produtor, além de manter estrutura de pesquisa específica para a região capaz de viabilizar cada vez mais tecnologia. Exemplo deste empenho é o Condicionador de Solo Mol Top, uma das principais ferramentas empregadas neste pólo produtivo por ser um produto que trabalha os três pilares fundamentais do solo: físico, químico e biológico, com alta eficiência. “Além do Condicionador de Solo, indicamos outros produtos que levam inovação ao campo como o Aminoagro Coloração, um dos últimos lançamentos da marca que chegou para atender a necessidade do produtor por uma ferramenta que entregasse resultado superior com custo/benefício atraentes. Outras ferramentas importantes voltadas para a cultura da manga, também indicada à cultura da uva, são o Aminoagro Maturação e o Aminoagro Energy, inicialmente desenvolvidos para esta região”, destaca André.

Diante do que contamos, ficou mais simples entender o fenômeno produtivo em HF no polo Petrolina – Juazeiro. A estratégia que diariamente transforma a produção agrícola no Semiárido brasileiro é alicerçada no empenho do produtor, manejo adequado e muita pesquisa para desenvolvimento de produtos eficientes com capacidade de transformar o volume e a qualidade produtiva de uma região.

Assessoria

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento