Conectado por

Saúde

Câncer: 5 sinais do corpo que devem ser investigados com urgência


Compartilhe:

Publicado por

em

O câncer é uma doença relacionada ao envelhecimento da população. Quanto maior a expectativa de vida, maior a incidência de casos. As neoplasias, entretanto, têm tratamento e procurar ajuda médica é o primeiro passo para resolvê-las.

O médico Wesley Pereira Andrade, titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), destaca a importância de as pessoas estarem atentas para alterações no aspecto e funcionamento do corpo.

“O organismo dá sinais que devem ser encarados objetivamente, são bastante específicos e, ao percebê-los, é necessário buscar a ajuda de um profissional de saúde”, afirma o especialista.

A percepção do paciente sobre si e a capacidade de identificar essas mudanças são aliados para a rapidez do diagnóstico. Segundo o especialista, há cinco sinais do corpo que não devem ser desprezados e justificam uma investigação mais detalhada para descartar ou confirmar um câncer.

Saiba quais são os 5 sinais listados pelo oncologista que não devem ser negligenciados:

1- Sangramento nas fezes

“Este pode ser um importante sinal de câncer da região do intestino ou do reto, fundamentalmente quando for persistente e repetitivo. Em caso de aparecimento, é necessário buscar um médico. A recomendação atual é que pessoas acima de 45 anos façam a colonoscopia como método de rastreamento”, afirma o médico.

2 – Tosse com sangue

“Pode ser um indicativo de câncer nas vias aéreas, fundamentalmente no pulmão, traqueia ou brônquios, bem como na região da laringe”, aponta Wesley Pereira Andrade.

3 – Sangramento vaginal na menopausa

“Quando as mulheres já pararam de menstruar, o esperado é que não haja nenhum tipo de sangramento. Caso a mulher comece a apresentá-los, pode ser um indicativo de câncer de útero, de endométrio, mais especificamente. O sangramento também pode estar ligado ao câncer do colo de útero ou da vagina”, explica o especialista.

4 – Nódulos e feridas nas mamas

“A presença de nódulos que estão crescendo deve ser um ponto para chamar a atenção. Principalmente se houver uma ferida na pele da mama. Ou seja, isso já denota um câncer de mama avançado”

5 – Pintas que crescem

Pintas e manchas na pele que estão apresentando mudanças devem ser acompanhadas clinicamente. Veja o que precisa ser verificado:

“Nós dizemos que existe o ABC do câncer de pele. O “A” é de assimetria, ou seja, aquela pinta preta que caso seja divida ao meio, uma parte acaba sendo diferente da outra. A letra “B” é para bordas irregulares, pintas que tenham o aspecto estrelado e não arredondado. A letra “C” é relativa a cor da pinta, caso ela apresente diferentes tonalidades que podem ir do preto ao azul. Já a letra “D” está associada ao diâmetro da pinta. Normalmente, melanomas costumam apresentar mais de 6 milímetros de diâmetro. O “E” é de evolução, a pinta apresenta um crescimento neste período”.

Metropoles

Publicidade
Betfair
ÓTICA DINIZ
Online Cassino


Desenvolvimento