Conectado por

Mato Grosso

Cáceres está em alerta por suspeita de um caso de varíola dos macacos


Compartilhe:

Publicado por

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cáceres (225 km de Cuiabá), alertou sobre uma suspeita de uma caso da doença varíola de macacos. O município recebeu uma denúncia na quinta-feira (26), de que uma pessoa estaria infectada.

P U B L I C I D A D E

A informação é que uma pessoa foi vista entrando na cidade com ferimentos nos braços semelhantes aos causados pela doença.

Caso a suspeita for confirmada o Município deverá aderir a uma barreira sanitária. Vale ressaltar, que Cáceres faz divisa com a cidade de San Matías, na Bolívia onde já foi registrado um caso suspeito da doença.

varíola dos macacos

Mais de 300 casos de varíola dos macacos foram confirmados desde o início do surto em países onde a doença não é endêmica, segundo a plataforma científica Our World in Data. Certos grupos da população correm maior risco de se infectar ou desenvolver casos graves.

Quem está mais em risco de se infectar?

Existem três grupos populacionais com maior risco de serem infectados com a doença, disse o Dr. Richard Kennedy, professor de Medicina e co-diretor do Grupo de Pesquisa de Vacinas da Clínica Mayo, à CNN.

O primeiro é formado por aquelas pessoas que viajam para países onde a doença é endêmica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estes são Benin, Camarões, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, Gabão, Gana, Costa do Marfim, Libéria, Nigéria, Serra Leone, Sudão do Sul e República do Congo, onde o primeiro caso humano foi identificado em 1970.

As viagens, aliás, são um fator chave nos surtos. Com “pouquíssimas exceções”, segundo o especialista, todos os casos de varíola dos macacos que tinham sido registados antes fora de África eram de viajantes que regressavam daquele continente.

Também correm maior risco aqueles em contato próximo com esses indivíduos que viajaram e os profissionais de saúde que tratam pacientes com varíola sem equipamento de proteção individual adequado.

Matogrossomais.com.br

Nossa webrádio parceira: dj90.com.br